Sistema de Ensino - Fisilogia Cardíaca  
UFSC CPGCC Luciana Schuch Kreutz Jorge Muniz Barreto
 
Pesquisa Rapida
Principal
Fisiologia
   Sistema Circulatório
   Sangue
   Vasos
Sanguíneos
   Coração
Ciclo Cardíaco
   Sístole
   Diástole
Simulação
Glossário

Válvula Aórtica

A válvula aórtica é uma válvula semilunar. Está situada no início da aorta logo após o ventrículo esquerdo. Ela possue três finas e delicadas cúspides. Os orifícios da artéria coronária podem ser vistos logo acima. O endocardio é liso. Mais abaixo, pode-se observar o miocardio. 

Na figura abaixo pode-se observar, também, um esquema da válvula aórtica. A seta ilustra o sentido do fluxo de sangue. 

 

Estenose da Válvula Aórtica

A área valvular aórtica normal é de 3 a 4 cm². A área valvular deve ser reduzida a 1/3 para que se desenvolvam sintomas, motivo pelo qual somente uma área < 1.0 cm² é considerada como estenose aórtica grave. É considerada estenose aórtica leve se a área é > 1,5 cm² ; moderada de 1,0 a 1,5 cm² e grave se < 1,0 cm ².

Quando a estenose aórtica é grave e o débito cardíaco normal o gradiente médio transvalvular geralmente é > 50 mmHg.

Decisões cirúrgicas são baseadas na presença ou ausência de sintomas; a área valvular ou o gradiente transvalvular geralmente não são os determinantes primários da necessidade de troca valvular aórtica.

 
Sistema desenvolvido por Luciana Schuch Kreutz com auxílio do Professor Orientador Jorge Muniz Barreto. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Curso de Pós-Graduação em Ciências da Computação (CPGCC) - Laboratório de Conexionismo e Ciências Cognitivas (L3C). E-mail schuch@inf.ufsc.br