Sistema de Ensino - Fisilogia Cardíaca  
UFSC CPGCC Luciana Schuch Kreutz Jorge Muniz Barreto
 
Pesquisa Rapida
Principal
Fisiologia
   Sistema Circulatório
   Sangue
   Vasos
Sanguíneos
   Coração
Ciclo Cardíaco
   Sístole
   Diástole
Simulação
Glossário

Sangue

O adulto tem, em média,  cinco litros de sangue circulando dentro do seu corpo, percorrendo os seus vasos, fornecendo elementos essenciais e removendo produtos nocivos. Sem o sangue, o corpo humano pararia de trabalhar.

É como uma corrente líquida que leva oxigênio a todas as células vivas do corpo. Também transporta substâncias alimentares, hormônios, lixo e calor, além de agir como a principal defesa do corpo contra doenças. É constituído por quatro elementos principais: glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos, plaquetas e o plasma. As células vermelhas levam oxigênio, as brancas atacam qualquer invasor indesejável. O plasma (parte líquida) transporta a maior parte do dióxido de carbono.

As células que tornam o sangue vermelho são as que levam o oxigênio, sem elas sua cor é um amarelo pálido. Cada gota de  sangue contém, aproximadamente, 5 milhões de glóbulos vermelhos. Estas células tem um recipiente especial, projetado para transportar oxigênio. Possuem pontos especiais que funcionam como imãs para o oxigênio. O restante desta molécula apenas serve de suporte para estes pontos especiais.

A hemoglobina é o pigmento que dá cor as células vermelhas. Contém ferro e pode fazer ligações temporárias com moléculas de gás. A hemoglobina combina-se com oxigênio quando as células vermelhas do sangue viajam através dos pulmões. Libera oxigênio em outras partes do corpo e recolhe dióxido de carbono. Quando volta aos pulmões, libera o dióxido de carbono e o ciclo recomeça. O sangue fica azulado quando tem pouco oxigênio.

A coagulação do sangue ocorre graças as plaquetas. Elas formam um tecido espesso. O fibrinogênio transforma-se em fibrina, que produz uma densa rede de fios. Essa rede aglutina as células vermelhas e forma o coágulo.
 
O plasma corresponde a aproximadamente 55% do sangue. É um líquido límpido cor-de-palha. O plasma líquido carrega as células sólidas e as plaquetas.
 

 
A imagem acima mostra um esfregaço de sangue em lâmina de vidro observado em microscópio sob objetiva de imersão a óleo. Observa-se eritrócitos (hemácias) normocrômicas indicando boa saturação de hemoglobina. No centro observa-se um neutrófilo segmentado. As estruturas menores, densas, são as plaquetas.
 
 

 

 
Sistema desenvolvido por Luciana Schuch Kreutz com auxílio do Professor Orientador Jorge Muniz Barreto. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Curso de Pós-Graduação em Ciências da Computação (CPGCC) - Laboratório de Conexionismo e Ciências Cognitivas (L3C). E-mail schuch@inf.ufsc.br