Visão Computacional
1.  Representação de 
     imagens
2.  Filtragem de imagens
3.  Detecção de Bordas
4.  Segmentação Simples
5.  Crescimento de Regiões
6.  Segmentação com
     Filtros
7.  Segmentação a Cores
8.  Análise de Texturas
9.  Análise de Texturas
     Multiescalar 
10. Redes Neurais
11. Morfologia Matemática
12. Convolução
13. Esqueletonização
14. Técnicas Estatísticas
15. Fractais
16. Reconhecimento de
      Formas
17. Representação de 
      Objetos
18. Quadtrees e Octrees
19. Visão Estereo
20. Inteligência Artificial
21. Controle de qualidade
22. Robótica
23. Medicina
24. Sensoriamento remoto

Prof. Aldo von Wangenheim 
Currículo...
Publicações
Pesquisa
Projetos
Ensino de Graduação
Ensino de Pós Graduação 
Cursos

Você lê?

Análise de Textura Multiescalar

Apresentações

  1. Análise de Texturas Multiescalar: Wavelets e Wavelet Packets
    Apresentação de 2000 - Andrea Vergara e Juliana Eyng


Breve Introdução: Wavelets (Ondeletas)

Wavelets, também chamados de ondeletas, são um método relativamente recente e ainda pouco conhecido que representa uma forma alternativa de análise no espaço de escala. Wavelets são um método de transformação de sinais e por extensão um método geral de transformação de funções dependentes de tempo ou espaço. Há dois tipos principais de transformações: a Transformada Wavelet e a Transformada de Wavelet Packets [3] [4].

O ponto de partida da transformada wavelet é a divisão de uma função f ÎL2(Â ) em uma combinação linear de funções básicas do tipo:

f = …+ c0 . F0 + c1 . F1 + c2 . F2 + …

onde os ci são os coeficientes e as Fi as funções básicas. Em contraste com a tradicional Transformada de Fourier, onde as funções básicas são definidas somente pelo parâmetro freqüência, na transformada de wavelets, as funções básicas são definidas por dois parâmetros: posição e escala. Isto permite a análise de fenômenos locais de uma função através da utilização de muito menos graus de liberdade. 

As maiores capacidades de análise dos wavelets em relação à transformada de Fourier são atingidas através da utilização de uma função, que pode ser quase qualquer uma, denominada wavelet ou ondeleta, que é escalonada (dilatação) e movida (translação) durante a transformação de wavelets. Isto permite que características de um sinal examinado sejam extraídas em função de determinados posição e tamanho desejados. Como na transformada de Fourier somente a variação das freqüências de funções-seno e –cosseno é possível, as características de posição do sinal são perdidas através da periodicidade dessas funções.

A transformada de wavelet packets utiliza, além de informações de posição e escala, também a freqüência como um grau de liberdade adicional nas funções-base.

Referências

  1. Chui, C.K.: An Introduction to Wavelets. Academic Press Inc., EUA, 1992.
  2. Coifman, R.R., Meyer, Y., Wickerhauser, M.V.: WPLIB: Wavelet Packet Library Routines, Utilities and Applications. Numerical Algorithms Research Group, Math. Dept., Yale University, EUA, 1991.
  3. Daubechies, I.: Orthonormal bases of wavelets with finite support – connection with discrete filters. Springer Verlag, Alemanha, 1988
  4. Daubechies, I.: Orthonormal bases of compactly supported supported wavelets. Communications in Pure and Applied Mathematics, Vol. 41, pp. 909-996, 1988.
Contato:
Tel.: +55-48-331 7552/9498
FAX: +55-48-331-9770
awangenh@inf.ufsc.br