![]() |
||
|
6.
Reutilização e Adaptação de Casos no
Raciocínio
Baseado em Casos
Uma vez que um caso adequado é recuperado da base de casos, a solução sugerida por este caso é objeto de uma tentativa de reutilização para a solução do problema atual. Durante este passo, dá-se uma reutilização de conhecimento de solução de problemas por meio da transferência de conhecimento (a descrição da solução) do caso anterior, conhecido, para o caso atual, ainda não solucionado. Nesta seção examinaremos brevemente o que é necessário que um sistema de RBC seja capaz de realizar, para que tenha condições de, com ou sem interação com o usuário, aplicar ao problema atual a solução descrita para um problema similar recuperado da base de casos. Chamamos este passo de reutilização. 6.1. Reutilização A reutilização consiste principalmente da adaptação da solução do caso anterior ao caso atual, e as técnicas tratadas na reutilização de casos tentam resolver os problemas envolvidos na adaptação de casos, que são: quais aspectos da situação devem ser adaptados, quais modificações devem ser realizadas para esta adaptação, que método aplicar para realizar a adaptação e como controlar este processo. No correr da aula, analisaremos estes problemas e veremos técnicas para a sua solução. 6.2. Adaptação Adaptação tem um papel fundamental na flexibilidade dos sistemas de RBC, e a sua capacidade de resolver novos problemas depende de sua habilidade em adaptar casos recuperados a novas circunstâncias e em sua habilidade de consertar soluções que falham ao serem aplicadas. A dificuldade maior surge quando tentamos definir como realizar a adaptação. Há muitas maneiras de se adaptar um caso, e a adaptação efetiva depende, tanto de se possuir conhecimento sobre possíveis modificações válidas, como de se possuir maneiras de selecionar quais serão apropriadas e efetivas em uma determinadas situação. Questões centrais para a adaptação de casos são:
Uma visão geral destas técnicas, que são exploradas por muitos autores da atualidade, é dada na figura abaixo: No correr da aula discutiremos as principais delas.
|
|
![]() |