Octree Representação de objetos Indice

 

2. Quadtree

 

Há numerosas técnicas de estruturas de dados hierárquicos usados para representar dados de espaço. Uma técnica comumente usada é o quadtree. Seu desenvolvimento foi motivado por grande parte por uma necessidade de economizar armazenamento agregando dados que têm valores idênticos ou semelhantes. Quando se refere a quadtree, o contexto de regiões bi-dimensionais é trabalhado. Quando o assunto é região tridimensionais, o conceito é octree.

Assumindo a existência de uma ordem de elementos de uma figura (termos de pixels) em duas dimensões. Se seus elementos são pretos ou brancos, então é dito que é binário. Sendo tons de cinza (níveis cinzas), é dito que a imagem é uma escala de imagem cinza .

O termo quadtree é usado para descrever uma classe hierárquicos de estrutura de dados.

wpe4.jpg (50263 bytes)

Na árvore de representação, o nodo raiz corresponde à ordem inteira. Cada filho de um nodo representa um quadante NW (nordeste), NE (noroeste), SW (sudoeste), SE (sudeste) da região representada por aquele nodo.

Os nodos de folha da árvore correspondem a blocos para os quais nenhuma subdivisão adicional é necessária.

 

2. Ordem de Morton

wpe7.jpg (56595 bytes)

 

3. Exemplo de "divisão e fusão"

wpe8.jpg (49499 bytes)

 

voltar