Memórias
A memória de um computador nada mais é que um circuito "eletrônico" ou um "meio magnético", com capacidade de armazenagem de dados, os quais são imprecindíveis ao processamento: dados de entrada,programas, sistemas operacionais, arquivos, softwares de aplicação, de suporte e básico, e instruções gerais para um bom funcionamento do computador. Existem dois grandes grupos de memória:
Memória interna é a memória diretamente ligada aos componentes da CPU,como por exemplo a memória principal (RAM), a memória de leitura (ROM) e a memória cache.
A memória principal também é conhecida como memória central, é uma memória de rápido acesso e que armazena os dados /informações (programas, objetos, dados de entrada e saída, dados do sistema operacional, etc.).
A memória principal é um circuito eletrônico integrado do tipo "DRAM" (Dynamic Randon Access Memory) e é designada de "banco de memória"(memory board).
Apesar de ter acesso extremamente rápido, permitir ser gravada, desgravada e lida, a memória principal, apresenta um grande inconveniente: ela é volátil. Ser volátil significa dizer que se gravamos uma série de informações e o computador for desligado por qualquer motivo, ela "esquece" todo o seu conteúdo.
A grande velocidade da memória principal, deve-se ao fato de ser uma memória do tipo "RAM"(Dynamic Randon Access Memory ou Memória de Acesso Aleatório), que permite um acesso aos dados necessários de forma direta, sem que obrigatória a leitura em todas as áreas. Isto devido a três registros, dois deles associados a operações de leitura e gravação e o outro aos endereços.
1º REGISTRO - Memory Address Register
Guarda o endereço onde se encontra ou será colocado um dado/informação.
2º REGISTRO - Memory Buffer register
Tem como função efetuar o seguinte controle:
1. Se a operação
desejada for de leitura,ele recebe a informação localizada pelo
registro de endereço e a envia ao processador;
2. Se a operação desejada for uma saída(gravação),ele
transfere o dado para a posição de memória indicada pelo
registro de endereço.
3º REGISTRO - Conector de Ligação
Conecta o buffer (armazenador de dados utilizado para compensar a difierença de velocidade entre dois dispositivos), após cada operação (leitura/gravação), à posição de memória indicada pelo registro de memória, permitindo assim a comunicação (transferência) de dados em ambos os sentidos.
Outro tipo de circuito integrado de memória é não-volátil. Estes circuitos conservam os dados que estavam sob sua custódia mesmo que a máquina esteja desligada. Em compensação o microcomputador em operação normal não consegue escrever nenhuma neles, apenas lê-los é possível. É o circuito do tipo "ROM" (Read Only Memory ou Memória Apenas para Leitura).
Este tipo de memória já vem instalada de fábrica na placa-mãe (motherboard) e traz gravadas em seus circuitos as informações básicas para o funcionamento da máquina, ativando os dispositivos necessários para a inicialização das tarefas.
Há várias espécies de memória do tipo ROM,a saber:
1. PROM (Programmable Read Only Memory ou Memória Programável Exclusiva para Leitura) = pode ser programada através de um equipamento específico e gravada uma única vez;
2. EPROM (Electrically Programmable Read Only Memory ou Memória Exclusiva para Leitura Programável Eletricamente) ou (Eraseble Programmable Read Only Memory ou Memória Exclusiva para Leitura,Programável e Apagável) = pode ser gravada, apagada e regravada, por equipamento espacífico;
3. EAROM (Electrically Alterable Read Only Memory ou Memória Alterável Eletricamente) = seus dados podem ser alterados;
4. EEROM (Electrical Eraseble Programmable Read Only Memory) = seu conteúdo pode ser apagado através de processos elétricos.
Os componentes de hardware que vem gravados de fábrica ou que possibilite gravação permanente (que não pode ser mudada) é considerado como uma fusão de hardware e software.
Esta memória está localizada na placa-mãe e é formada por vários circuitos integrados RAM do tipo "SRAM" (Static RAM) e é muito mais rápida que a do tipo "RAM" convecional,porque não usa o método capacitivo de armazenamento e sim dispositivos de dois estados como os Flips-Flops (circuito eletrônico que pode assumir um de dois estados, determinados por uma ou duas entradas).
Por ocuparem mais espaço de armazenamento, tornam-se mais caros, motivo pelo qual são utilizados em tamanhos reduzidos, em relação à memória do tipo "DRAM". Sua capacidade varia de 8 Mb a 1024 Kb,sendo o mais utilizados é 256 Kb, 512 Kb.
Para a
identificação rápida dos dados,a memória cache utiliza-se de
um dispositivo, localizado geralmente ao lado de seu banco de
chips, chamado de SRAM TAG, que é onde estão localizados os
caracteres de identificação rápida dos arquivos.
Memória externa (memória secundária)
Memória externa ou memória auxiliares (external memory) é aquela que se vale de meios magnéticos externos à CPU, como fitas, disquetes, discos zip, CD-Rom's, etc., para armazenar informações, as quais não são possíveis serem gravados na memória principal, pelo fato da mesma ser volátil.
Esses meios ficam ligados indiretamente à CPU e podem ser rapidamente acessados por eles, operam com velocidade menor do que a RAM, porém, têm uma capacidade de armazenamento infinitamente maior, não são voláteis e podem ser desconectados físicamente do computador e transportados para outro local, sem que seja causados prejuízo nas informações armazenadas.
Os tipos de memórias auxiliares (secundárias) mais comumente utilizados são: disquetes, discos rígidos, cartuchos e fitas.
Para saber mais leia a parte de "Periféricos de Armazenamento".