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Programa

OpenGL

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Bibliografia

Plano de Ensino

Trabalhos de
Alunos de 
Semestres
Passados

Cronograma de Oferta da Disciplina

A partir de 2003 a disciplina será oferecida semestralmente

Trabalhos de Computação Gráfica

A partir de 2001.2, a disciplina será oferecida de forma diferente:

1. Trabalhos Básicos

Não serão mais obrigatoriamente em Smalltalk. Os trabalhos básicos, como implementações em 2D, implementação de projeção ortogonal e em perspectiva e transformações 2D e 3D, poderão a partir deste semestre ser implementados em qualquer linguagem orientada a objetos. A única exigência é que a equipe escolha uma linguagem a use por todo o semestre. Nós sugerimos C++ pois permitirá a reutilização de código quando for vista a parte de OpenGL

2. Trabalhos em OpenGL

O tema não será mais livre. Será implementada como trabalho final, uma Simulação Baseada em um Modelo Hierárquico. Esta simulação poderá envolver um dos temas abaixo:

  • Braço mecânico com uma mão que pega objetos de uma esteira rolante e os coloca em um cesto.
  • Robô humanóide ou ser humano que caminha e gesticula.
  • Réptil quadrúpede (movimentação de pernas cruzada - olhe um lagarto andando)
  • Mamífero quadrúpede (movimentação de pernas alternada - olhe um cavalo num filme de bangue-bangue)
  • Inseto de 6 patas (olhe uma barata andando)
Estas simulações deverão permitir o controle do objeto/animal e a execuções de atividades básicas, como: pegar coisas, andar, correr.

3. Trabalhos usando Raytracing

Será realizada a modelagem de um prédio da UFSC, a escolher, e será composto um arquivo para renderização deste modelo com um raytracer de domínio público a ser escolhido em aula.
 
 
The Cyclops Project
German-Brazilian Cooperation Programme on IT
CNPq GMD DLR