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Programa

OpenGL

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Bibliografia

Plano de Ensino

Trabalhos de
Alunos de 
Semestres
Passados

Parte I - Computação Gráfica Básica com Implementação de um Sistema Gráfico Interativo

1.0. Visão Geral do Programa da Disciplina

1.1. Introdução e Conceitos Básicos

1.2. Transformações Geométricas 2D e Coordenadas Homogêneas

1.3. Clipping (Recorte)

1.4. Curvas Paramétricas em 2D

1.5. Computação Gráfica 3D

1.6. Operações Geométricas 3D

1.7. Superfícies Curvas Bicúbicas 3D



Parte II - Tópicos Avançados - Visualização Realística em 3D, z-Buffering, Rayshading, Raycasting, Raytracing e Radiosidade

2.1. O que é Raytracing ?

2.2. Exemplos de Raytracing

2.3. Buffer de Profundidade - z-Buffering

2.4. Conversão de Varredura (Scan Conversion)

2.5. Modelando a Iluminação de um Objeto

2.6. Principais Raytracers

2.7. Tutorial de Raytracing usando POV-Ray

2.8. O Método da Radiosidade: Modelando Radiância e Interação Luminosa entre Objetos

2.9. Material Fotográfico para o Trabalho de Modelagem em POV-Ray



Parte III - APIs Gráficas e  Conceitos Avançados com Implementações em OpenGL e C++


3.1. Objetivos da parte de OpenGL na disciplina de CG
3.2. O que é OpenGL ?
3.3. Tutorial e Material das Aulas Básicas
3.4. OpenGL para outras Linguagens de Programação e Outras APIs
3.5. Tutoriais e Material de OpenGL Adicional Opcional
3.6. De Onde vem este Tutorial ?


Parte IV - Aplicações Avançadas e Assuntos Especiais

4.1. Utilizando Modelos Hierárquicos em Computação Gráfica

4.2. Simulando a Movimentação de Humanos e Animais Baseada em um Modelo Hierárquico

4.3. Realidade Virtual e VRML
 

 Última atualização desta página realizada em 19/10/2005