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Na primeira parte da Disciplina você desenvolverá um sistema gráfico interativo capaz de visualizar estruturas tridimensionais em modo de wireframe, também chamado de "modelo de arame". Para isto você programará todas as rotinas necessárias para efetuar as transformações geométricas e de visualização. O processo será realizado passo a passo. Inicialmente vamos desenvolver um sistema gráfico em 2D. Depois disso você aprenderá as técnicas de projeção e e visualização 3D e todos os métodos matemáticos para manipular objetos tridimensionais. Ao final você terá um sistema gráfico 3D para modelos de arame, como o mostrado abaixo. Este exemplo que citamos abaixo mostra telas do sistema estado da arte desenvolvido em 1975 pelo Laboratório de Computação Gráfica da Universidade de Cornell. O sistema era avançadíssimo para a época e oferecia recursos de edição 3D e navegação pelo mundo 3D modelado pelo usuário. O sistema que você vai desenvolver também oferecerá todos estes recursos. A essa altura do campeonato, você deve estar se perguntando porque reimplementar uma tecnologia de 30 anos de idade ? A resposta é simples: porque os princípios matemáticos e algorítimos não mudaram nestes 30 anos e são a base para toda a tecnologia de computação gráfica. Naquela época o sistema WIRE, mostrado nessas figuras, era o non plus ultra da tecnologia gráfica e talvez mais dois ou três outros laboratórios no mundo dispusessem de tecnologia tão avançada. Hoje isto é trivial em termos de processamento e qualquer PC velho pode rodar um programa para manipular e visualizar este tipo de informação, desde que o usuário saiba como programar um sistema assim. É justamente isso que você vai aprender na primeira parte dessa disciplina. Para que
nós possamos
testar seu sistema ao final desta etapa da disciplina, você vai
programar
o sistema de forma a que ele seja capaz de ler e escrever arquivos de
descrição
do mundo modelado em um formato e sintaxe padronizados, que lhe
serão
passados na aula. Dessa forma, você (e nós também)
poderá testar seu programa com mundos previamente modelados que
o sistema deverá ser capaz de visualizar e também
realizar
modelagens e compartilhá-las com seus colegas. Critérios
de Avaliação do Primeiro Projeto da Disciplina (Sistema
Gráfico Interativo) Itens avaliados:
A apresentação será no Laboratório do CTC de sempre para não atrapalhar o fluxo de trabalho no LISHA. Links Interessantes:
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