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Aula 1: Visão geral do Programa da Disciplina

O Sistema Gráfico Interativo
Critérios de Avaliação do Primeiro Projeto da Disciplina (Sistema Gráfico Interativo)
Material da Aula (PDF)

O Sistema Gráfico Interativo

Na primeira parte da Disciplina você desenvolverá um sistema gráfico interativo capaz de visualizar estruturas tridimensionais em modo de wireframe, também chamado de "modelo de arame".  Para isto você programará todas as rotinas necessárias para efetuar as transformações geométricas e de visualização. O processo será realizado passo a passo. Inicialmente vamos desenvolver um sistema gráfico em 2D. Depois disso você aprenderá as técnicas de projeção e e visualização 3D e todos os métodos matemáticos para manipular objetos tridimensionais.  Ao final você terá um sistema gráfico 3D para modelos de arame, como o mostrado abaixo. 

Este exemplo que citamos abaixo mostra telas do sistema estado da arte desenvolvido em 1975 pelo Laboratório de Computação Gráfica da Universidade de Cornell.  O sistema era avançadíssimo para a época e oferecia recursos de edição 3D e navegação pelo mundo 3D modelado pelo usuário. O sistema que você vai desenvolver também oferecerá todos estes recursos.

A essa altura do campeonato, você deve estar se perguntando porque reimplementar uma tecnologia de 30 anos de idade ?  A resposta é simples: porque os princípios matemáticos e algorítimos não mudaram nestes 30 anos e são a base para toda a tecnologia de computação gráfica. Naquela época o sistema WIRE, mostrado nessas figuras, era o non plus ultra da tecnologia gráfica e talvez mais dois ou três outros laboratórios no mundo dispusessem de tecnologia tão avançada. Hoje isto é trivial em termos de processamento e qualquer PC velho pode rodar um programa para manipular e visualizar este tipo de informação, desde que o usuário saiba como programar um sistema assim. É justamente isso que você vai aprender na primeira parte dessa disciplina.

Para que nós possamos testar seu sistema ao final desta etapa da disciplina, você vai programar o sistema de forma a que ele seja capaz de ler e escrever arquivos de descrição do mundo modelado em um formato e sintaxe padronizados, que lhe serão passados na aula. Dessa forma, você (e nós também) poderá testar seu programa com mundos previamente modelados que o sistema deverá ser capaz de visualizar e também realizar modelagens e compartilhá-las com seus colegas.

Critérios de Avaliação do Primeiro Projeto da Disciplina (Sistema Gráfico Interativo)

A lista de critérios que devem ser satisfeitros está abaixo. São 10 critérios que comporão uma nota de 0 a 10 e os 9 primeiros são absolutamente objetivos: será olhado se a funcionalidade está presente no sistema, se foram os alunos mesmos que desenvolveram (pelo código) e se funciona. A funcionalidade conseguindo resposta positiva, o ponto está garantido, independentemente de critérios de beleza, qualidade da implementação, eficiência, etc. O último ítem é mais subjetivo e pode ser resumido assim: se eu gostar do código e da interface e achar que está de acordo com critérios compatíveis com um bom trabalho, com boa documentação e qualidade na formulação do código, você ganha esse ponto.

Só existem três valores para cada ítem:
0 - não funcionou, não implementou ou copiou de trabalho de outro
0,5 - funcionou capenga
1,0 - funcionou direito

Itens avaliados:

  1. Transformada de viewport e modelagem e entrada interativa de dados   
  2. Transformadas 2D  
  3. Clipping   
  4. Navegação   
  5. Curvas 2D   (qualquer uma: Bezier, Spline, Hermite ou outra a gosto)
  6. Operaçoes 3D  (inclui navegação 3D)
  7. Projeção 3D Paralela  (qualquer uma: cavaleira, cabinet ou isométrica)
  8. Projeção 3D Perspectiva   
  9. Superficies 3D  (qualquer uma: Bezier, Spline, Hermite ou outra a gosto)
  10. Qualidade Geral da Apresentação da GUI do Programa e do Código

A apresentação será no Laboratório do CTC de sempre para não atrapalhar o fluxo de trabalho no LISHA
.


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Apostila em Português (incompleta)