ine 5341

Programa

OpenGL

Trabalhos 2001

Notas 2001.1

Links

Bibliografia

Plano de Ensino

Capítulo 11.5: Simulando a Movimentação de Hexápodes 

 

Coordenação dos Movimentos de Pernas de Insetos

Segundo a literatura, a coordenação das pernas dos insetos que caminham parece ser bastante regular. É descrita pelas caminhadas chamadas trípode e tetrápode

No passo trípode três pernas, perna dianteira e traseira de um lado e perna do meio do outro lado, realizam um movimento de passada coordenado simultâneo, sendo lançadas à frente ao mesmo tempo, enquanto o inseto se apoia sobre as outras três. O padrão de caminhada pode ser visto na figura abaixo.  

Lepo2A

Figura 1: Padrões de passadas através do tempo, tanto no modo trípode como no modo tetrápode: os movimentos de batida são mostrados pelas barras brancas.  Rx são as patas direitas e Lx são as patas esquerdas.

O passo trípode produz um valor de fase de 0.5 para todas as pernas vizinhas e aparece quando o animal caminha rapidamente e a carga a que está submetido é pequena. 

No passo tetrápode,  uma "onda" de movimentos de balanço das pernas passa ao longo do corpo de trás para frente. A fase entre pernas vizinhas ipsilaterais (no mesmo lado do corpo) depende da velocidade de caminhada. Para a maioria das velocidades, difere de 0.5. Pernas vizinhas contralaterias, i.e. em lados opostos do corpo, coninuam tendo uma fase de 0.5, encontrando-se na parte oposta do ciclo de movimento. Enquanto no passo trípode pelo menos três pernas estão no chão em um determinado momento, no passo tetrápode pelo menos 4 pernas suportam o peso do corpo. 
 


Figura 2: Visão superior da coordenação do passo tetrápode.



 
 
 
The Cyclops Project
German-Brazilian Cooperation Programme on IT
CNPq GMD DLR