Apresentações
Caso tenha interesse de participar das apresentações, entre em contato. Entre as apresentações passadas, já tivemos:
- 2/Junho/2025: Uma heurística para um problema de roteamento de veículos elétricos com janelas de tempo
Nesta palestra, Gian Carlo (estudante de Ciências da Computação) abordou uma variante do problema de roteamento de veículos elétricos com janela de tempo (EVRPTW). A variante em particular estipula que as recargas das baterias desses veículos são feitas até que a bateria esteja cheia, e que múltiplas recargas podem ser feitas por rota. O trabalho apresentou uma solução heurística em dois passos - primeiro a construção determinística de uma solução válida, e segundo uma busca local em uma vizinhança específica visando melhorar a solução construída (em relação à distância total percorrida das rotas). Algumas características das soluções obtidas foram discutidas.
- 19/Maio/2025: An efficient matheuristic integration with Benders decomposition for unmanned aerial vehicle routing problem in forest fire surveillance.
Nesta palestra, Pedro Belin Castellucci (docente do INE/UFSC) apresentou o trabalho de Ihsan Sadati sobre o Problema de Roteamento de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) para vigilância de incêndios florestais. Foi abordada a importância da detecção precoce de incêndios para mitigar seus danos ambientais e econômicos, destacando o potencial dos VANTs em superar as limitações de métodos tradicionais. A apresentação detalhou uma eficiente integração de matheurísticas com decomposição de Benders para otimizar as rotas dos VANTs, considerando restrições de bateria e tempo máximo de voo, e foram discutidos os experimentos computacionais e um estudo de caso que demonstram a eficácia da abordagem proposta.
- 05/Maio/2025: Avaliação de pacotes computacionais para o problema de Roteamento para minimização de poluição.
Nesta palestra, João Victor Volpato (estudante de Ciência de Computação) abordou o Problema de Roteamento para minimização de poluição (PRP), um desafio crucial na logística moderna que visa reduzir o impacto ambiental do transporte. O trabalho apresentou uma avaliação comparativa de quatro pacotes computacionais de otimização (CPLEX, Gurobi, SCIP e CBC) na resolução de instâncias do PRP, utilizando a abordagem branch-and-cut. Foram discutidas as eficiências computacionais dessas ferramentas na otimização de rotas com restrições ambientais, oferecendo insights valiosos para a tomada de decisões em planejamento logístico sustentável.