INE 5443
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Bibliografia
Plano
de Ensino
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Plano de
Aulas - INE 5443
- Identificação:
- Disciplina: INE5443 - Reconhecimento de
Padrões
- Turma(s): 07208
- Carga horária: 72 horas-aula
Teóricas: 36
Práticas: 36
- Período: 1º semestre de 2015
- Curso(s):
- Ciências da Computação (208)
- Requisito(s):
- INE5420 - Computação Gráfica
- Ementa:
- Considerações iniciais sobre
padrões. Técnicas simbólicas. Técnicas sub
simbólicas: redes neurais. Raciocínio baseado em caso -
estendendo RP com um framework de inteligência artificial.
Técnicas estatísticas. Geração de
padrões: análise de sinais e imagens.
Criação de aplicação de reconhecimento de
padrões.
- Objetivo(s):
- Geral: Abordar aspectos teóricos gerais
de padrões como formas de representação de
conjuntos de dados e descrições de
situações, tanto sob a forma de vetores de dados
simbólicos como de sinais e imagens, suas formas de
apresentação e representação,
métodos e algoritmos para a sua geração,
análise, classificação e aprendizado.
Abordar aspectos teóricos gerais de
padrões como formas de representação de conjuntos
de dados e descrições de situações, tanto
sob a forma de vetores de dados simbólicos como de sinais e
imagens, suas formas de apresentação e
representação, métodos e algoritmos para a sua
geração, análise, classificação e
aprendizado. - Específicos:
- Compreender a Teoria de padrões, sua
representação e medidas de distância entre
padrões
- Compreender e Implementar Técnicas
simbólicas de manipulação de padrões e
aprendizado de máquina,
- Compreender e Implementar Técnicas
subsimbólicas e redes neurais para aprendizado e
classificação de padrões
- Compreender e Implementar Técnicas
estatísticas multivariadas e análise exploratória
de dados
- Conteúdo Programático:
- 1. Introdução [4 horas-aula]
- 1.1. O que são padrões ?
- 1.2. Como montamos um padrão ?
- 1.3. Sinais X Padrões, Exemplos
Sinais e Aplicações.
- 1.4. Quais as atividades que realizamos com
padrões ?
- 1.5. Medidas de distância entre
padrões: a distância de Hamming, Nearest Neighbour e
outras.
- 1.6. Como trabalhamos com padrões
usando medidas de distância simples.
- 1.7. Tesselação:
Trangulação de Delaunay e o Diagrama de Voronoi
- 2. Técnicas Simbólicas [12
horas-aula]
- 2.1. Aplicando raciocínio
simbólico a padrões: Inteligência Artificial
aprendendo Dados
- 2.1.1. O que é aprendizado
simbólico ?
- 2.1.2. Brevíssimo
Histórico do Aprendizado em IA
- 2.1.3. Como ver o aprendizado em RP ?
- 2.2. Classificação dos
Métodos de Aprendizado
- 2.2.1. Forma de
apresentação dos padrões a serem aprendidos
- 2.2.2. Processo de aprendizado
- 2.2.3. Forma de avaliação
do aprendizado
- 2.2.4. Requisitos para o Reconhecimento
de Padrões
- 2.3. O Aprendizado de Máquina Baseado
em Instâncias
- 2.4. IBL - Instance-Based Learning: Como
Algoritmos Aprendem Simbolicamente
- 2.5. IBL2 e IBL3: Extensões do Modelo
de AM
- 3. Técnicas Subsimbólicas: Redes
Neurais [12 horas-aula]
- 3.1. Filosofia Geral da
Aplicação do Raciocínio Subsimbólico a
Padrões: Redes Neurais Aprendendo Dados, Classificadores e
Agrupadores
- 3.2. O Simulador SNNS - Stutgarter Neural
Network Simulator
- 3.3. Classificadores: Usando Aprendizado
Supervisionado para Reconhecer Padrões
- 3.4. Desenvolvimento de
Aplicações: Usando Aprendizado Supervisionado
- 3.5. Agrupadores: Usando Aprendizado
Não Supervisionado para Organizar Padrões
- 3.5.1. O Modelo de Kohonen e
Quantização de Vetores
- 3.5.2. O Modelo ART: Teoria da
Ressonância Adaptativa
- 3.6. Explorando Dados Agrupados em Redes
- 4. Raciocínio Baseado em Casos -
Estendendo RP com um Framework de IA (este capítulo
poderá ter sua carga horária reduzida a critério
do Professor caso seja necessário) [12 horas-aula]
- 4.1. Introdução
- 4.2. Representação de Casos
- 4.3. Recuperação de Casos e
Similaridade
- 4.4. Laboratório #1 - CBR-Works/MyCBR
- 4.5. Reutilização e
Adaptação de Casos
- 4.6. Laboratório #2 - CBR-Works/MyCBR
- 5. Técnicas Estatísticas [12
horas-aula]
- 5.1. Introdução às
Técnicas Estatísticas Exploratórias:
Estatística Multivariada
- 5.2. Análise de Discriminantes
- 5.2.1. Exercício de
Análise de Discriminantes
- 5.3. Análise de Agrupamentos
- 5.3.1. Unificação ou
Agrupamento em Árvore
- 5.3.2. Agrupamento por k-Médias
- 5.3.3. Exercício de
Análise de Agrupamentos
- 5.4. Visão Geral das Demais
Técnicas Multivariadas
- Metodologia:
A disciplina terá um enfoque eminentemente prático. A metodologia
de ensino será baseada no contraponto entre
Aulas Teóricas e
Aulas Práticas. Para tanto todo novo assunto será
introduzido em uma
Aula teórica que terá a duração de 2 horas-
Aula, acompanhada ou não pelo Estagiário de
Docência designado para a disciplina. Este conteúdo
teórico será fixado através de uma
Aula de caráter prático, com exercícios e
resolução de dúvidas, com duração de
2 horas, sempre com auxílio de um Estagiário de
Docência. Nesta
Aula serão realizadas em laboratório atividades de
modelagem e implementação com o objetivo de fixar o
conteúdo, além da discussão em grupo de problemas
de compreensão e implementação encontrados pela
turma.
A ferramenta de EAD Moodle disponível em moodle.ufsc.br
será utilizada para guiar, organizar e também avaliar o
ensino, sendo o repositório oficial de material de
Aula. A disciplina no Moodle também detalhará o
cronograma deste plano de ensino, servindo para documentar
alterações de cronograma advindas de necessidades
identificadas no semestre. O material disponibilizado via Moodle
será complementado por um site estático da disciplina,
disponível em http://www.inf.ufsc.br/~patrec e referenciado no
Moodle, que conterá material auxiliar de caráter
permanente e links com referências.
The
Cyclops
Group
German-Brazilian
Cooperation
Programme on IT
CNPq GMD DLR
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