Curso de análise e projeto de sistemas (modelagem orientada a objetos)

Planos

Curso Completo (recomendações para docentes)

75 a 90 horas, com o conjunto de módulos (parte conceitual), complementado por prática de modelagem. As aulas correspondentes aos slides duram em média duas horas aula, em sala de aula – videoaulas duram menos. O tempo adicional à apresentação do conteúdo é voltado a prática de modelagem, atividade para a qual pode ser dedicada uma quantidade variável de horas, dependendo do contexto do curso e da disponibilidade de tempo.

Sequência das aulas


Adaptações

Com a intenção de adaptar o curso a cargas horárias inferiores a 75 horas, é possível remover módulos. A sugestão é que a remoção ocorra na seguinte ordem:

  1. Núcleo situações especiais
  2. Núcleo organização
  3. Núcleo algoritmos de métodos (sugerido como atividade complementar)
  4. Núcleo geração de código (sugerido como atividade complementar)
  5. Núcleo incremento de qualidade (desde que o conteúdo seja suprido por outras disciplinas)
  6. Núcleo avaliação de consistência (sugerido como atividade complementar)

Curso Mínimo

É possível ministrar um curso minimamente adequado de modelagem orientada a objetos, de 30 horas, contendo os núcleos introdutório e básico, sem aulas práticas.


Curso Complementar de Prática de Modelagem

As sugestões de planejamento acima se referem ao curso conceitual, isto é, assistir às aulas práticas e complementá-las com prática de modelagem assistida por professor. Com a existência, a partir de 2019, do curso complementar de prática de modelagem, com um outro conjunto de videoaulas, outras dinâmicas se tornam possíveis, com a intercalação de videoaulas do curso conceitual com videoaulas do curso de prática de modelagem, adequando às restrições do tempo disponível para a formação.