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7.7. Figuras e Tabelas
O que é uma figura? Objetivo?
- Se a figura/tabela foi emprestada ou adaptada de outra obra,
quando permitido, referenciar diretamente no título da figura, entre parênteses, ou
referenciar no texto que cita a figura.
- Uma figura/tabela deve ser usada para apresentação mais
rápida clara e mais exata de informações em relação à mesma informação
escrita.
- No entanto, uma figura, por mais autoexplicativa que seja,
demanda explanações e explicações adicionais no texto, ligando e conctando-a com o
assunto em pauta.
- Figuras e tabelas devem ter um uso funcional: devem ajudar
ao leitor a compreender o assunto ilustrado e nunca ser incluidas apenas para enfeirar o
artigo.
- Tente manter um estilo e leiaute uniformes para cada tipo de
ilustração; seja consistente quanto a pontos de formato e detalhes ao longo do
trabalho.
- Numeração: comece de 1 e vá em frente. Tabelas e figuras
têm numeração distinta, ambas começando em 1.
- Uma tabela/figura deve ser, na medida do possível, completa
e autoexplicativa, de forma a não ser necessário recorrer ao texto para entender a
ilustração.
- Todos os itens da figura/tabela deve apoiar ou amplificar ou
exemplificar o texto e o texto pode (deve!) discutir, interpretar ou tirar conclusões da
figura/tabela.
- O fato de ser autoexplicativa e fácil de entender não
implica que o que se pretende ilustrar na figura/tabela deva ficar sem uma explanação
adicional, conectando-se ao texto segundo a sua intenção: ao colocar a
ilustração explicar, exemplificar, usar para comparação,etc.
- É errado fazer referências do tipo: " Para maiores
detalhes, vide figura 12 " pois isto transfere o leitor a tarefa de entender a figura
e conectá-la ao assunto do texto. É usual indicar sua significância ao
referenciá-las. De fato o erro é duplo:
* Dá mais trabalho ao leitor.
* Pode levar o leitor a fazer ilações que não
eram imaginadas pelo autor, quebrando a unidade do trabalho feito. Pode levar o
leitor a alguma confusão se a significância da ilustração no texto não é
imediatamente evidente. Você sabe o que você quer que o leitor leia, então diga
explicitamente.
- Mantenha as ilustrações simples, eliminando material
desnecessário que não contribui com nada para compreensão do assunto de acordo com a
finalidade planejada para a ilustração.
* Figuras/tabelas em apêndices: a numeração segue
o apêndice, cuja letra deve anteceder o número: Figura A-1, Tabela B-3.
* Tabelas:
. numeração pode ser com
números ou algarismos romanos.
. número e título podem ser colocados em cima da
tabela (neste caso, normalmente centralizados) ou embaixo da tabela (na forma
usual de figuras).
Ex.:
Tabela
II
Título
................................ (não muito longo)
- O título de uma ilustração deve ser conciso mas dizer ao
leitor exatamente o que está sendo ilustrado e, sempre que cabível, o que é para
compreender da ilustração. Ou seja, deve ser significativo. O leitor pode se
interessar por uma ilustração ao ver o título dela numa lista de ilustrações.
- Colocar no texto:
* Uma figura/tabela deve ser colocada o mais
próximo possível do texto que a referência, de preferência no topo da página.
* Deve vir sempre após o local da primeira referência.
- Tabelas - definição: meio conveniente de apresentar
quantidades de informação relacionada de forma compactada.
- Figuras/tabelas: quebram a monotonia do texto escrito e
ativam o lado direito do cérebro (da imaginação).
- Ao usar gráficos, desenhos, figuras e tabelas, não deixe
de interpretá-los, conectando-os ao assunto em pauta.
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