Representação de Conhecimento
Base de Conhecimento: o repositório de procedimentos, heurísticas, dados, etc., que compõe o conhecimento. Assemelha-se a um banco de dados no sentido de que exige manutenção (atualizações, inserções e deleções) mas o acesso a uma informação é mais elaborado.
Engenheiro do Conhecimento: o profissioal de ciência da computação responsável pela implantação da base de conhecimento. È um profissional com sólidos conhecimentos em técnicas de IA.
Especialista do Domínio: é um profissional altamente capacitado no domínio para o qual estamos desenvolvendo a aplicação. Supre o engenheiro do conhecimento com os procedimentos (formais e heurísticas) necessários à construção da base de conhecimento.
Inferência: processo pelo qual deduzimos novas informações a partir das existentes na base de conhecimento. Se a informação não estiver explicitamente na base, a inferência é necessária. Existe um compromisso entre a quantidade de conhecimento armazenada explicitamente na base de conhecimento e a atividade de inferência.