Talvez o problema esteja na forma como a Estatística é ensinada: nos dias de hoje com a disponibilidade de microcomputadores e programas computacionais, que podem permitir uma interatividade muito maior, o velho método do "cuspe e giz" talvez tenha se tornado obsoleto. A carência de recursos para a educação superior no Brasil pode nos impedir de abandonar totalmente o método tradicional, mas não nos impede de agregar a ele outras metodologias que tornem mais simples e rápido o aprendizado de muitos conceitos.
Como professor de Estatística tenho interesse em todas as técnicas de ensino que permitam incrementar o aprendizado dos alunos de nível superior, notadamente aquelas que utilizam ferramentas computacionais:
- Sistemas Tutoriais Inteligentes, como o STCEQ - Sistema Tutorial Inteligente para o ensino do CEQ, desenvolvido durante minha pesquisa de doutorado.
- Utilização de programas computacionais específicos para ensino de conceitos estatísticos. O ambiente R tem vários pacotes que podem ser usados para auxílio ao ensino de Estatística ("Teaching Demos").
É simplesmente utópico pensar que
todas
as pessoas aprendem da mesma maneira, e é simplesmente cruel
afirmar
que uma pessoa não aprende APENAS por que não estuda ou
porque
não é inteligente mesmo... Há vários
estilos
de aprendizagem, como podemos ver a seguir:
Percepção: | Sensorial | Intuitiva |
Alimentação: | Visual | Auditiva |
Organização: | Indutiva | Dedutiva |
Processamento: | Ativo | Reflexivo |
Compreensão: | Seqüencial | Global |
Há pessoas que aprendem melhor simplesmente ouvindo (auditivas), outras precisam ver uma figura ou diagrama (visuais). Alguns preferem lidar com fatos, simulações (sensoriais), outros preferem princípios e teorias (intuitivos), alguns preferem partir do particular para o geral (indutivos) e outros do geral para o particular (dedutivos). Muitas pessoas precisam fazer algo com a informação no mundo exterior (ativas), e já outras preferem fazer um exame e manipulação introspectiva desta informação (reflexivas). E por fim, muitos indivíduos conseguem se adaptar muito bem ao ensino formal em que os conteúdos são apresentados passo a passo (seqüenciais), e após sua apresentação há verificações de aprendizagem. Mas, muitos indivíduos não se adaptam a este estilo, eles permanecem às vezes "perdidos" por muito tempo, até que ao ter uma noção global do conteúdo em questão conseguem compreendê-lo (globais).
Todos nós temos estas características, misturadas de várias maneiras, variando a ênfase de pessoa para a pessoa, e mesmo ao longo de nossas próprias vidas. O ensino tradicional desconsidera isso solenemente... Um professor, de qualquer disciplina (ainda mais se for Estatística) tem que procurar técnicas que permitam atingir a pelo menos a maioria dos estilos de aprendizagem, e neste sentido a utilização da informática pode ser um grande passo.
"Mas é necessário que as mentes mudem".