MatWeb |
Assim como a radiciação é uma inversa da exponenciação com relação ao radical ou potência, o logarítmo é uma função relacionada à exponenciação com relação à base exponencial.
O logarítmo de um número é o expoente que se deve elevar uma base para se produzir o número. Por exemplo, o logaritmo de 10.000 na base 10 é 4, porque `10^4 = 10.000`. Já o logaritmo de 16 na base 2 também é 4, pois `2^4=16`.
A notação para logaritmo é feita usando-se a abreviação `log` com a base como índice e o número, por exemplo:
`log_{10} 10.000 = 4` e `log_2 64 = 6`
Normalmente, o `log_{10}` é notado apenas de `log` e o log de qualquer outra base `b` é sempre explicitado como `log_b`.
Por definição, dizemos que `log_c a = x quad | quad c^x = a`, ou seja, o logaritmo de `a` na base `c` é `x`, tal que a base `c` elevada à potência `x` é igual a `a`.
As bases dos logarítmos se relacionam entre si de forma que:
`log_b x = log_a x quad log_b a = {log_a x}/{log_a b}`
A partir daí podemos deduzir que:
`log_b a = 1 /{log_a b}`
esta propriedade é conhecida como mudança de base.
Existe um interesse particular em um logarítmo chamado de base natural ou base `e`. O número `e` é definido como o limite da expressão:
`e quad = quad lim_(n->infty) (1 + 1/n)^n quad ~= quad 2,71828182... `
quando `n` tende ao infinito. O logaritmo de base `e` é notado como `ln`. Sua relação com o `log_{10}` pode ser deduzida por:
`ln x = log x/log e`
e, portanto,
`log x = ln x / ln 10`
Os logatítmos são muito utilizados para representar dados em escalas relativas, principalmente quando as variações são grandes ou pequenas demais nas bases e relativamente perceptíveis nos expoentes, ou seja, são úteis em escalas quando elas tem de cobrir uma faixa muito grande de valores.
Por exemplo, em física ou engenharia, a utilização de múltiplos de exponencial de base 10 são muito comuns, isto é, números como `0,000000123` podem ser representados por potência de 10: `1,23 times 10^{-7}`. Assim, grandezas que oscilam exponencialmente podem ser melhor analisadas por meio de seus logarítmos. A escala de pH da química, a escala de intensidade sonora em decibéis e a escala Richter de terremotos são escalas logarítmicas.
Copyright © 2008 by INE / CTC / UFSC