Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Informática e Estatística

Curso de Graduação em Ciências da Computação

 

INE 5406 - Sistemas Digitais

Prof. José Luís Güntzel   guntzel@inf.ufsc.br   semestre 2008/2

 

Especificação do Trabalho Prático (T)

 

No

Objeto do Trabalho Prático

1

DMAC. Controlador de Acesso Direto à Memória de um canal, capaz de controlar a transferência de dados entre a memória e um periférico ou vice-versa. Deve haver dois modos de transferência: modo palavra por palavra e modo bloco. Um bloco é especificado pelo seu endereço inicial (mais baixo) e o número de palavras. Assumir que cada palavra tem 1 byte. Considerar que existem dois periféricos a serem atendidos.

2

SAD. Cálculo da soma das diferenças absolutas entre os pixels de duas imagens. Há uma matriz de 8x8 pixels, armazenados em uma memória (M1) e uma matriz de 8x8 pixels, armazenados em uma outra memória (M2). Deve ser calculada a diferença absoluta entre os pixels das duas imagens, par por par. O resultado é acumulado em um registrador e mostrado ao final do cálculo. M1 e M2 devem ser internas ao FPGA.

Considerar que cada pixel está codificado com 8 bits.

3

Compensador de Movimento (MC). Recebe o valor de dois vetores de movimento (valores inteiros) e acessa uma memória onde está armazenado um bloco de 8x8 pixels (bloco de referência). Com base nos pixels do bloco de referência e nos vetores de movimento, remonta um bloco. Há duas memórias: M1, que armazena o bloco de referência, e M2, na qual deve ser escrito o bloco remontado. Ambas memórias devem poder armazenar 8x8 pixels. Considerar que cada pixel está codificado com 8 bits.

4

ULA capaz de realizar a adição em ponto flutuante segundo o padrão IEEE 754. Esta ULA possui bloco operativo (BO) e bloco de controle (BC). Este último é uma máquina de estados (FSM). Dever haver sinalização de overflow e de underflow.

 

Instruções:

1. Instruções gerais:

·         O trabalho deve ser desenvolvido em grupo.

·         Cada grupo será formado por 2 ou 3 estudantes (nem mais, nem menos) da mesma turma prática.

·         Os assuntos acima serão sorteados na aula prática do dia 2/10/2008. Se um dado assunto for sorteado 3 vezes em uma turma, ele será retirado dos sorteios subseqüentes (na mesma turma).

2. Passos do Projeto

·         Procurar bibliografia a respeito do problema a ser resolvido e as soluções existentes.

·         Discutir com o professor detalhes da especificação do trabalho.

·         Planejar a solução, documentando-a com texto descritivo, diagramas de blocos, diagramas de estados, tabelas e o que mais for necessário.

·         Descrever a solução usando linguagem VHDL.

·         Realizar a compilação e a síntese para um dispositivo FPGA Altera da famíla Stratix II.

·         Realizar a validação por meio de simulação funcional com atrasos.

·         Preparar um Relatório seguindo o modelo de artigo da IEEE.

·         O Relatório deve conter:

o        Nome e-mail dos membros do grupo.

o        Seção “1. Introdução”, descrevendo o problema.

o        Seção “2 Solução Adotada”, detalhando a solução adotada e mostrando diagramas de estados, tabelas de estados e de saída, diagrama de blocos e demais elementos.

o        Seção de “3. Resultados da Síntese”, detalhando os resultados da síntese (identificar o código do dispositivo FPGA adotado), falando da quantidade de recursos (ALUTs, flip-flops, bits de memória RAM/ROM, pinos do FPGA), atraso crítico, caminho crítico e demais características temporais.

o        Seção de “4. Resultados da Validação”, com descrição da estratégia de simulação adotada e formas de ondas dos principais casos. Comentar o espaço de entrada (número de vetores de entrada etc).

o        Seção de “5. Conclusões” do trabalho.

o        Seção “6. Referências Bibliográficas”, com a lista de referências consultadas.

·         Qualquer que seja seu projeto, considere a existência de um estado de Reset, o qual pode ser atingido por meio de um sinal de reset assíncrono.

3. Apresentação do Trabalho:

·         Na aula prática do dia 23/10/2008 cada grupo deverá entregar para o professor (em papel) uma versão inicial do relatório constando as seções 1 e 2, com conteúdo conforme descrito acima. Nesta mesma aula será realizado o sorteio da ordem de apresentação dos grupos.

·         A apresentação final dos trabalhos será feita nos horários das aulas práticas, conforme previsto no cronograma da disciplina. Nestas aulas, a versão final do relatório deverá ser entregue.

·         No mesmo dia da apresentação, cada grupo deverá enviar os arquivos VHDL desenvolvidos para o trabalho para os seguintes endereços eletrônicos: guntzel@inf.ufsc.br e danielpv@inf.ufsc.br. A mensagem deve ter por título “Trabalho de Sistemas Digitais”. O corpo da mensagem deve conter os nomes, números de matrícula e e-mails dos membros do grupo.

·         O professor solicitará aos alunos que compilem o código e simulem o circuito no momento da apresentação. Serão feitas perguntas endereçadas a cada aluno (ou por meio de sorteio feito na hora). Desta forma, os alunos de um mesmo grupo poderão receber notas diferentes.