Universidade Federal de Santa Catarina
Centro Tecnológico - CTC
Dep. de Informática e Estatística
Projeto GEOPLANO












GEOPLANO
COMPUTACIONAL

Apesar de ser uma ótima ferramenta, o objeto Geoplano tem suas limitações. É um excelente artifício para atrair o interesse dos alunos, mas poderia ser melhorado. Se aluno interessado possuir um ambiente rico em possibilidades, poderá demonstrar toda sua criatividade. Isto já não se observa no Geoplano tradicional e com isto foi criado o Geoplano Computacional.

Utilizando todas as facilidades que o computador proporciona, o Geoplano Computacional torna-se uma ferramenta mais poderosa e atraente. O aluno terá a sua disposição vários recursos que o auxiliarão no aprendizado. A evolução em relação ao objeto Geoplano é evidente, como se verá em alguns exemplos que serão apresentados e por isto é o tema principal deste projeto.

A idéia surgiu com o intuito de levar a informática, enquanto meio auxiliar do processo ensino/aprendizagem, para a escola, com softwares educacionais de apoio às disciplinas curriculares, tendo como caminho, preparar os próprios professores da escola para desempenharem o papel de condutores desse processo. Não se trata, portanto, de simplesmente inserir no currículo escolar aulas de informática com sentido profissionalizante, nem tampouco utilizar o computador como "máquina de aprender", numa pretensa atividade de auto-ensino, mas de colocar à disposição do corpo pedagógico um poderoso auxiliar didático.

Atualmente, exige-se da escola uma rápida adaptação às novas tendências pedagógicas e novos caminhos que a tecnologia apresenta. O objetivo é disseminar o uso do computador como recurso didático que auxilia o professor a tornar suas aulas mais dinâmicas e motivadoras, com recursos próprios desse equipamento, dentro de um programa pedagógico avançado e que possibilita a descoberta e fixação de novos conhecimentos.

Destinado a alunos desde a pré - escola ao 2 grau, o Projeto coloca nas mãos dos professores material que lhes serve de suporte para a prática docente, a partir do princípio de que o aluno é agente transformador de si e do meio em que se insere: objetivo final da Educação.

este projeto permite que a criança e o jovem ingressem no facinante mundo da informática de maneira fácil e agradável, dando-lhes completo domínio sobre o computador e os programas de estudo. Ao mesmo tempo em que é divertida, pois utiliza métodos lúdicos para fixar o conhecimento, auxilia a desenvolver o raciocínio e incentiva o conhecimento em torno das novas informações.

Ao professor é oferecida uma ferramenta extraordinária que, antes de mais nada, o valoriza e que, embora de fácil uso, enriquecerá, de forma inédita, a relação ensino/aprendizagem, outorgando--lhe novo ânimo em função da melhoria dos resultados do seu trabalho. À escola é oferecida a oportunidade de elevação da qualidade de seu ensino, aumentando o nível de satisfação do corpo discente e docente, da agregação de equipamentos de última geração a seu patrimônio, através de investimento mínimo.

O Geoplano Computacional é um software do tipo educacional e deve apresentar algumas características. Thomas Dwyer (em Galvis, 1988) propõe dois grupos para este tipo de software: software algorítmico e software heurístico.

No software com enfoque do tipo algorítmico, a idéia é a de que existem dois tipos de pessoa bem definidos: aquele que sabe, e quer transmitir seus conhecimentos, e aquele que quer aprender. Aquele que sabe deverá elaborar um software explicativo, baseado em exercícios de fácil assimilação e que permitirá o aprendizado da pessoa interessada. A forma de apresentar o conteúdo deve ser suave e dinâmica, não permitindo que a parte interessada perca o interesse pelo assunto.

O software Geoplano encaixa-se na outra definição de Dwyer: o software com enfoque do tipo heurístico. Como visto, será criado um ambiente rico em possiblidades e o aluno terá como desenvolver sua criatividade. Aprenderá descobrindo, sem a necessidade de seguir um conjunto de regras previamente estipuladas. Um software educacional deste tipo, amplamente divulgado, é o LOGO, que foi desenvolvido no Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), por Seymour Papert. Uma das frases de Papert retrata bem os ideais deste projeto:

"Os computadores deveriam servir às crianças como instrumentos com os quais trabalhar e pensar, como meios para realizar projetos, como fonte de conceitos para pensar novas idéias."

Outro software deste tipo é o AABC (Ambiente de Aprendizagem Baseado em Computador), desenvolvido no Laboratório de Software Educacional da Universidade Federal de Santa Catarina.

Nestes dois exemplos de software, percebe-se que o aluno irá aprender com a manipulação dos recursos oferecidos pelo ambiente. Este é uma das idéias principais do Geoplano Computacional.

Deve-se observar que um software educacional precisa ser apropriado para o ensino pedagógico, ou seja, precisa ser usado corretamente e adaptado para que cumpra os requisitos necessários para tornar-se uma boa ferramenta, haja visto que ainda é grande a polêmica quanto ao uso do computador no processo de aprendizagem.

Uma das grandes vantagens de se usar o Geoplano Computacional é a possibilidade de, a partir da primeira figura, fazer rapidamente e sem muito trabalho manual, a repetição do exercício para figuras de várias formas e tamanhos, até que o estudante consiga refinar sua sensibilidade de forma a generalizar e estabelecer as relações matemáticas existentes entre as dimensões dos lados e as áreas. Galvis afirma que:

o computador deve ser usado no processo ensino-aprendizagem, antes de qualquer outra coisa, como um meio para implementar o que com outros meios não seria possível ou seria difícil obter. Diferentemente do que alguns educadores temem, não se trata de implementar com o computador a ação de outros meios educativos cuja qualidade está bem demonstrada. Este raciocínio não é estranho, se se considera que o computador é um bem escasso e também custoso, cujo uso deve oferecer o máximo de benefícios, neste caso educativo.4

Com a construção deste software, algumas restrições observadas no Geoplano tradicional irão desaparecer. Será possível usar várias malhas, de diferentes tamanhos, não haverá problemas com a elasticidade da borracha, nem com o número de pregos. Ampliações e rotações da figura poderão ser feitas, entre outros aspectos que serão apresentados posteriormente. Mas o aluno deverá utilizar o Geoplano em madeira primeiramente, familiarizando-se com os conceitos matemáticos. Posteriormente, poderá utilizar o Geoplano Computacional ou os dois em conjunto.