GEOPLANO
COMPUTACIONAL
Apesar de ser uma ótima ferramenta, o objeto Geoplano tem suas
limitações. É um excelente artifício para atrair
o interesse dos alunos, mas poderia ser melhorado. Se aluno interessado possuir
um ambiente rico em possibilidades, poderá demonstrar toda sua
criatividade. Isto já não se observa no Geoplano tradicional
e com isto foi criado o Geoplano Computacional.
Utilizando todas as facilidades que o computador proporciona, o Geoplano
Computacional torna-se uma ferramenta mais poderosa e atraente. O aluno
terá a sua disposição vários recursos que o
auxiliarão no aprendizado. A evolução em relação
ao objeto Geoplano é evidente, como se verá em alguns exemplos
que serão apresentados e por isto é o tema principal deste
projeto.
A idéia surgiu com o intuito de levar a informática, enquanto
meio auxiliar do processo ensino/aprendizagem, para a escola, com softwares
educacionais de apoio às disciplinas curriculares, tendo como caminho,
preparar os próprios professores da escola para desempenharem o papel
de condutores desse processo. Não se trata, portanto, de simplesmente
inserir no currículo escolar aulas de informática com sentido
profissionalizante, nem tampouco utilizar o computador como "máquina
de aprender", numa pretensa atividade de auto-ensino, mas de colocar à
disposição do corpo pedagógico um poderoso auxiliar
didático.
Atualmente, exige-se da escola uma rápida adaptação
às novas tendências pedagógicas e novos caminhos que
a tecnologia apresenta. O objetivo é disseminar o uso do computador
como recurso didático que auxilia o professor a tornar suas aulas
mais dinâmicas e motivadoras, com recursos próprios desse
equipamento, dentro de um programa pedagógico avançado e que
possibilita a descoberta e fixação de novos conhecimentos.
Destinado a alunos desde a pré - escola ao 2 grau, o Projeto coloca
nas mãos dos professores material que lhes serve de suporte para a
prática docente, a partir do princípio de que o aluno é
agente transformador de si e do meio em que se insere: objetivo final da
Educação.
este projeto permite que a criança e o jovem ingressem no facinante
mundo da informática de maneira fácil e agradável,
dando-lhes completo domínio sobre o computador e os programas de estudo.
Ao mesmo tempo em que é divertida, pois utiliza métodos
lúdicos para fixar o conhecimento, auxilia a desenvolver o
raciocínio e incentiva o conhecimento em torno das novas
informações.
Ao professor é oferecida uma ferramenta extraordinária que,
antes de mais nada, o valoriza e que, embora de fácil uso,
enriquecerá, de forma inédita, a relação
ensino/aprendizagem, outorgando--lhe novo ânimo em função
da melhoria dos resultados do seu trabalho. À escola é oferecida
a oportunidade de elevação da qualidade de seu ensino, aumentando
o nível de satisfação do corpo discente e docente, da
agregação de equipamentos de última geração
a seu patrimônio, através de investimento mínimo.
O Geoplano Computacional é um software do tipo educacional e deve
apresentar algumas características. Thomas Dwyer (em Galvis, 1988)
propõe dois grupos para este tipo de software: software algorítmico
e software heurístico.
No software com enfoque do tipo algorítmico, a idéia é
a de que existem dois tipos de pessoa bem definidos: aquele que sabe, e quer
transmitir seus conhecimentos, e aquele que quer aprender. Aquele que sabe
deverá elaborar um software explicativo, baseado em exercícios
de fácil assimilação e que permitirá o aprendizado
da pessoa interessada. A forma de apresentar o conteúdo deve ser suave
e dinâmica, não permitindo que a parte interessada perca o interesse
pelo assunto.
O software Geoplano encaixa-se na outra definição de Dwyer:
o software com enfoque do tipo heurístico. Como visto, será
criado um ambiente rico em possiblidades e o aluno terá como desenvolver
sua criatividade. Aprenderá descobrindo, sem a necessidade de seguir
um conjunto de regras previamente estipuladas. Um software educacional deste
tipo, amplamente divulgado, é o LOGO, que foi desenvolvido no Instituto
de Tecnologia de Massachussets (MIT), por Seymour Papert. Uma das frases
de Papert retrata bem os ideais deste projeto:
"Os computadores deveriam servir às crianças como instrumentos
com os quais trabalhar e pensar, como meios para realizar projetos, como
fonte de conceitos para pensar novas idéias."
Outro software deste tipo é o AABC (Ambiente de Aprendizagem Baseado
em Computador), desenvolvido no Laboratório de Software Educacional
da Universidade Federal de Santa Catarina.
Nestes dois exemplos de software, percebe-se que o aluno irá aprender
com a manipulação dos recursos oferecidos pelo ambiente. Este
é uma das idéias principais do Geoplano Computacional.
Deve-se observar que um software educacional precisa ser apropriado para
o ensino pedagógico, ou seja, precisa ser usado corretamente e adaptado
para que cumpra os requisitos necessários para tornar-se uma boa
ferramenta, haja visto que ainda é grande a polêmica quanto
ao uso do computador no processo de aprendizagem.
Uma das grandes vantagens de se usar o Geoplano Computacional é a
possibilidade de, a partir da primeira figura, fazer rapidamente e sem muito
trabalho manual, a repetição do exercício para figuras
de várias formas e tamanhos, até que o estudante consiga refinar
sua sensibilidade de forma a generalizar e estabelecer as relações
matemáticas existentes entre as dimensões dos lados e as
áreas. Galvis afirma que:
o computador deve ser usado no processo ensino-aprendizagem, antes de qualquer
outra coisa, como um meio para implementar o que com outros meios não
seria possível ou seria difícil obter. Diferentemente do que
alguns educadores temem, não se trata de implementar com o computador
a ação de outros meios educativos cuja qualidade está
bem demonstrada. Este raciocínio não é estranho, se
se considera que o computador é um bem escasso e também custoso,
cujo uso deve oferecer o máximo de benefícios, neste caso
educativo.4
Com a construção deste software, algumas restrições
observadas no Geoplano tradicional irão desaparecer. Será
possível usar várias malhas, de diferentes tamanhos, não
haverá problemas com a elasticidade da borracha, nem com o número
de pregos. Ampliações e rotações da figura
poderão ser feitas, entre outros aspectos que serão apresentados
posteriormente. Mas o aluno deverá utilizar o Geoplano em madeira
primeiramente, familiarizando-se com os conceitos matemáticos.
Posteriormente, poderá utilizar o Geoplano Computacional ou os dois
em conjunto.
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