Inteligência e Afetividade da Criança na Teoria de Piaget


Piaget estudou como as mentes das crianças se desenvolvem, como constroem e adquirem conhecimento, compreender o comportamento infantil é a melhor maneira de melhorar o ensino e o currículo.

A partir do estudo inicial com moluscos, Piaget ficou convencido de que a mente e o corpo não funcionam independentemente um do outro e de que a atividade mental submete-se às mesmas leis que, em geral governam a atividade biológica.

Piaget concebeu a inteligência como tendo dois aspectos, o cognitivo e o afetivo. O aspecto cognitivo tem três componentes: o conteúdo, a função e a estrutura.

Conteúdo: É o que a criança conhece. Refere-se aos comportamentos observáveis – sensório-motor e conceitual – que refletem a atividade intelectual. Pela sua natureza o conteúdo da inteligência varia consideravelmente de idade para idade e de criança para criança.

Função: Refere-se àquelas características da atividade intelectual – assimilação e acomodação – que são estáveis e contínuas no decorrer do desenvolvimento cognitivo.
Assimilação é o processo cognitivo pelo qual a pessoa integra um novo dado perceptual, motor ou conceitual nos esquemas ou padrões de comportamento que possui. Assim, assimilação pode ser vista como o processo cognitivo de colocar (classificar) eventos em esquemas existentes. Teoricamente a assimilação não resulta em mudança dos esquemas, mas ela afeta o crescimento deles.
Acomodação é a criação de novos esquemas ou a modificação de velhos esquemas. Ambas as ações resultam em uma mudança na estrutura cognitiva ou no seu desenvolvimento.
Equilibração: Piaget chamou o balanço entre assimilação e acomodação de equilíbrio. É ele o mecanismo auto-regulador, necessário para assegurar uma eficiente interação da criança com o meio-ambiente. Equilibração é o processo de passagem do desequilíbrio para o equilíbrio. Este é um processo auto-regulador cujos instrumentos são assimilação e acomodação.

Estrutura: Refere-se às propriedades organizacionais inferidas (esquemas) que explicam a ocorrência de determinados comportamentos.
Esquema Piaget entendeu a mente como dotada de ‘estruturas’ da mesma forma que o corpo. Dessa forma , Piaget usou o termo esquema para ajudar a explicar porque as crianças apresentam respostas mais ou menos estáveis aos estímulos. Esquemas são estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos intelectualmente se adaptam e organizam o meio. Esquemas não são objetos reais, mas são vistos como conjuntos de processos dentro do sistema nervoso. Os esquemas não têm correlatos físicos e não são observáveis. Esquemas podem ser pensados simplesmente como conceitos ou categorias.

Piaget identificou três tipos de conhecimento: o conhecimento físico, o conhecimento lógico-matemático e o conhecimento social. O conhecimento físico é o conhecimento das propriedades dos objetos e é deric\vado das ações sobre os objetos. O conhecimento lógico-matemática é o conhecimento adquirido através das ações sobre os objetos. O conhecimento social é o conhecimento sobre coisas criadas pelas culturas. Cada tipo de conhecimento depende das ações físicas e mentais. As ações instrumentais do desenvolvimento são aquelas que geram desequilíbrios e conduzem ao esforço de estabelecer o equilíbrio (equilibração). Assimilação e acomodação são agentes de equilibração, o auto-regulador do desenvolvimento.

Quatro fatores e suas interações são necessários para o desenvolvimento: maturação, experiência ativa, interação social e equilibração.

Maturação: Piaget afirmou que a hereditariedade impõe limites amplos para o desenvolvimento. A maturação, a manifestação do potencial herdado, é o mecanismo pelo qual esses limites são estabelecidos. Embora a maturação sozinha não seja responsável pelo desenvolvimento intelectual, ela apenas permite que esse desenvolvimento ocorra.

Experiência Ativa: Ações podem ser manipulações físicas ou manipulações mentais de objetos ou eventos. Experiências ativas são aquelas que provocam assimilação e acomodação, resultando em mudança cognitiva (mudança nas estruturas ou esquemas).

Interação Social: Por interação social, Piaget quer dizer o intercâmbio de idéias entre pessoas, isto é particularmente importante para o desenvolvimento do conhecimento social. Os conceitos ou esquemas que a pessoa desenvolve podem ser assim classificados: (1) aqueles que sensorialmente, têm referentes físicos acessíveis (eles podem ser vistos, ouvidos e assim por diante) e (2) aqueles que não têm tais referentes. Interação com outras pessoas serve também para causar desequilíbrio relativo ao conhecimento físico e ao conhecimento lógico-matemático.

Equilibração: Conforme mencionado anteriormente.

O desenvolvimento cognitivo, pode ser dividido, enquanto um processo contínuo, em quatro estágios para fins de análise e descrição. O desenvolvimento afetivo ocorre de modo semelhante ao desenvolvimento cognitivo. Isto é, as estruturas afetivas são construídas como as estruturas cognitivas são construídas. O aspecto afetivo é responsável pela ativação da atividade intelectual e pela seleção dos objetos sobre os quais agir.

Resumo feito por Mônica Carapeços Arriada