A ação pedagógica precisa considerar (CCC):


Estágios na construção dos Conceitos (Gênese Operatória da construção Conceptual)

Para Piaget uma operação é uma ação que se torna reversível.
No estágio concreto, a operação concreta é então a ação concreta que pode ser revertida (implica já a conservação - ou seja uma bola de massa de modelar não passa a ter mais massa depois que é transformada num charuto, a criança sabe que pode voltar a ter a mesma bola)

No estágio formal, a operação formal portanto, é aquela que pode ser revertida em pensamento. Podemos agora agir em pensamento e deduzir também em pensamento quais seriam os resultados de nossas ações hipotéticas, isso exige que dominemos sistemas de representação simbólica (fala, imagens mentais, etc...), pois o pensamento consciente, diferentemente do intuitivo, exige presença de sistemas simbólicos.

A partir desta definição Piaget define três estágios no desenvolvimento cognitivo:

Na teoria da equilibração Piaget destaca três níveis de abstração pelo qual passamos quando interagimos com os objetos que buscamos conhecer. Toda vez que nos deparamos com um objeto de conhecimento novo passamos pelos pelos níveis iniciais de abstração


Bruner destaca como um dos fins fundamentais da educação preparar o indivíduo para o desenvolvimento de uma metalinguagem, ou seja, de metatécnicas, que lhes permitam lidar com a continuidade na transformação.

Estágios identificados no desenvolvimento de um conceito, estão para Bruner vinculados nas formas de representação que um indivíduo usa para representar o seu conhecimento. Ou seja as formas como ele descreve o que sabe, são usadas tanto na apreensão dos fenômenos quanto no modo como as informações são recuperadas e estão portanto diretamente vinculadas aos estágios de desenvolvimento cognitivo dos sujeitos.

Bruner destaca três estágios:

Ativo (ação); icônico (imagético); simbólico (linguagens formais).

Relação entre as formas de abstração em Piaget e os estágios em Bruner