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INTRODUÇÃO
O Geoplano é um objeto utilizado para facilitar a aprendizagem de
conceitos matemáticos, sendo que seu modo de utilização
está descrito no item Geoplano deste relatório. Ferramentas
que contribuem para o aprendizado merecem certo destaque, pois acabam sendo
uma alternativa interessante para a tradicional forma de ensino (livros,
quadro negro), facilitando a assimilação de certos conceitos
de maneira mais divertida e menos cansativa. Neste tópico, serão
apresentadas as motivações e justificativas para se utilizar
este objeto. Este objeto, no entanto, pode ser refinado e uma alternativa
para isto é a implementação computacional do mesmo.
O computador tem sido considerado um grande aliado no processo de
ensino-aprendizagem. A transferência (implementação)
do objeto Geoplano para o computador aumenta as qualidades desta ferramenta,
pois utiliza todos os recursos computacionais. No entanto, vários
fatores devem ser levados em consideração para a
construção deste software educacional. As justificativas e
motivações em se construir um software Geoplano estão
relatadas no item Geoplano Computacional.
Alguns softwares educacionais utilizando o Geoplano já foram
desenvolvidos. Todos representavam aplicações locais, ou seja,
eram utilizados apenas nos computadores em que estavam instalados. Nossa
proposta é implementar um Geoplano Computacional em um ambiente de
rede de computadores. A aplicação ficará armazenada
em um servidor e vários usuários poderão ter acesso
a ela utilizando a rede Internet através de uma página (home
page) desenvolvida para alojar o software Geoplano. A aplicação
será construída utilizando a linguagem de programação
JAVA (item Linguagem Java). O objetivo é, além de divulgar
o processo já iniciado por outros programadores, colocar disponível
esta aplicação para quem tiver interesse, estabelecendo um
local para discussões via rede. As aplicações interativas
e educacionais disponibilizadas na Internet são escassas; daí
uma das justificativas para a execução deste projeto. |