O uso da imagem na prática pedagógica: alguns exemplos ...
EXEMPLO 1: o conjunto dos números naturais como um hotel (MACHADO, 1947 - sobre o uso de metáfora no ensino da matemática): certo hotel tem uma infinidade de quartos numerados: 1, 2, 3, ... Esse hotel está completamente cheio. No fim da tarde, chega mais um hóspede. - Lotado - diz o porteiro.
- Não importa, - diz o gerente - o hóspede do quarto 1 passa para o quarto 2, o hóspede do quarto 2 passa para o quarto 3, o hóspede do quarto 3 passa para o quarto 4, e assim por diante, de modo que o novo hóspede pode ficar no quarto 1, vazio.
(...)
 
 
 
EXEMPLO 2: o mágico logarítmico (MACHADO, 1947): um mágico habita um palácio circular no meio de uma cidade. Fazendo uso de seus poderes mágicos, estabelece regras e controla a cidade, suprindo todo o dinheiro que julga necessário para satisfazer as necessidades básicas das pessoas que nela habitam (...).

 

 
EXEMPLO 3: o exemplo dos nenúfares (JANVIER, 1996 - sobre o ensino contextualizado da matemática): um tanque de nenúfares tem uma área de 256m2. Os nenúfares que o cobrem dobram sua superfície a cada dia. Se o tanque estiver totalmente coberto no último dia, quando é que ele esteve coberto pela metade?

SOLUÇÕES: equações exponenciais e regras de logaritmo ou imagem mental
 

 

"O raciocínio contextualizado apoia-se em representações externas que remetem diretamente às representações internas oriundas do contexto e que caracterizam o problema abordado".
 


  EXEMPLO 4: economia (SUPERinteressante, 1997):  na loja de discos, Gabriel não sabia se levava 5 CDs com etiqueta A, mais 3 com etiqueta B (que custava metade de A), ou se economizava 20 reais comprando 5 da B e 3 da A.  Sem usar álgebra, qual o preço de cada etiqueta?    

EXEMPLO 5: a alfabetização (AZENHA, 1993): "nos dados coletados por Ferreiro, não existem evidências de que a criança utiliza apenas a imagem para a leitura, ainda que indique a ambos como necessários para ler.  Neste caso, a criança sabe que se lê nas letras, mas não abre mão da imagem para inferir o significado do texto, utilizando ambos com universos complementares".