Universidade Federal de Santa Catarina
Departamento de Informática e de Estatística
Curso de Pós-Graduação em Ciência da
Computação
Disciplina: Informática Aplicada à Educação
Sístese elaborada por Luciana Schuch Kreutz
O Desenvolvimento do Pensamento Pré-Operacional
O estágio do desenvolvimento pré-operacional, que abrange as idades entre 2 a 7 anos, é classificado como sendo o segundo estágio no "continuum" do desenvolvimento.
Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo é visto como um processo contínuo ao longo de um "continuum". As mudanças cognitivas e intelectuais ocorrem de forma seqüencial e todos os níveis são passados na mesma ordem em todas as pessoas. O processo de desenvolvimento é cumulativo e não é possível mudar-se de um nível para outro sem que as estruturas do nível anterior estejam previamente formadas.
O estágio pré-operacional é uma continuação do primeiro estágio de desenvolvimento, o chamado estágio de desenvolvimento sensório-motor. Neste primeiro estágio a criança trabalha mais as atividades sensório-motoras e o conhecimento é construído através da manipulação direta com objetos.
No estágio pré-operacional a criança ainda utiliza-se de atividades sensório-motoras para construir conhecimento, mas o desenvolvimento intelectual está baseado predominantemente nas atividades representacional, simbólica e social. A criança é capaz de representar eventos internamente e torna-se menos dependente de suas ações sensório-motoras para direcionar o comportamento.
Os tipos de representação que possuem grande valor no processo de desenvolvimento do estágio pré-operacional são: imitação diferida, jogo simbólico, desenho, imagens mentais e linguagem falada.
1o Imitação Diferida:
2o Jogo Simbólico:
3o Desenho:
4o Imagens Mentais:
5o Linguagem Falada:
Um fator importante que o autor menciona para a motivação da aprendizagem da linguagem é a necessidade que a criança sente em expressar suas vontades e necessidades pessoais.
Para o autor, "...A linguagem falada apresenta três conseqüências essenciais ao desenvolvimento mental: (1) a possibilidade de intercâmbio verbal com outras pessoas, que anuncia o início da socialização da ação; (2) a internalização da palavra, i. e., o aparecimento do pensamento propriamente dito, corroborado pela linguagem interna e por um sistema de signos; (3) por último e mais importante, a internalização da ação, a qual, de agora em diante, mais do que ser puramente perceptiva e motora, será uma representação intuitiva por meio de imagens e experimentos mentais".
A linguagem possui grande influência na construção do conhecimento social visto que ele é construído pela criança a medida que ela interage com os outros.
Assim como o processo de desenvolvimento cognitivo acontece seguindo uma linearidade, as formas de representação também possuem uma ordem de aparecimento. Uma depende da outra para que o processo seja efetivamente concretizado. A ordem de aparecimento acontece seguindo a ordem dos itens descritos acima.
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Piaget apresentou egocentrismo, centração, inabilidade de acompanhar transformações e ausência de reversibilidade como sendo as principais características do pensamento pré-operacional. Estas características no início do estágio agem como atenuantes ao desenvolvimento do pensamento lógico. No decorrer do estágio, elas vão se dissolvendo e a criança torna-se mais hábil para construir o pensamento lógico no presente estágio diz-se que a criança possui um raciocínio pré-lógico ou semilógico. Assim como, torna-se mais social e comunicativa, devido a deterioração do egocentrismo.
A seguir será apresentada uma breve descrição destas características.
Estas características possuem uma forte correlação. O egocentrismo restringe a criança de descentrar o raciocínio e a acompanhar as transformações que por sua vez limitam-a na construção da reversibilidade. Com o avanço do estágio estas características tornam-se menos dominantes e a criança gradativamente torna-se mais hábil para interagir com o meio social.
Como exemplo da existência destas características numa criança neste estágio é a incapacidade que ela possui em solucionar problemas de conservação. "Ela não consegue entender a variação de uma dimensão frente a mudanças em outras dimensões". Soluciona o problema, geralmente, baseando-se na percepção.
Diante destas características podemos observar a forte ligação que a criança possui com o estágio sensório-motor. Ela ainda não se libertou do pensamento perceptivo e de suas atividades motoras para resolver problemas, mas não limita-se a eles, devido a sua capacidade de representação. Neste estágio elas caminham para o pensamento lógico.
Paralelamente ao desenvolvimento cognitivo ocorre o desenvolvimento afetivo e o social. As estruturas afetivas também são construídas e reconstruídas, assim como, nas estruturas cognitivas.
Neste estágio é onde efetivamente ocorre os primeiros sentimentos sociais. Torna-se possível pelo fato da criança utilizar-se da representação.
A respeito do desenvolvimento afetivo no estágio pré-operacional
podemos dizer que:
O afeto é caracterizado como sendo pré-normativo, isto é,
"as crianças não desenvolvem o senso de obrigação
como oposto a um senso de obediência";
O respeito é unilateral. Isto significa que, há pouca
cooperação no sentido social, há apenas obediência;
As crianças tornam-se cientes das regras e exigem que todos as
obedeçam. Percebem as regras como fixas e imutáveis. São
criadas por autoridades, por isso devem ser sempre respeitadas;
As crianças não possuem o sentido completo de intencionalidade
em seus julgamentos sobre acidentes. Para elas, tudo o que não é
certo é intencional. Elas não entendem que certas coisas podem
acontecer por acidente;
A mentira é percebida como algo que não é verdade. Elas
não consideram a intenção no seu julgamento em
relação a mentira;
A punição é ocasionada pela desobediência as regras.
Ela deve ser severa e não precisa estar relacionada com o fato que
a ocasionou. Para Piaget, este tipo de punição é chamada
punição expiatória. O outro conceito de punição
é a punição por reciprocidade, significando que, a
punição está sempre relacionada com o conteúdo
da regra infringida.