Universidade Federal de Santa Catarina
Departamento de Informática e de Estatística
Curso de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Disciplina: Informática Aplicada à Educação

Sístese elaborada por Luciana Schuch Kreutz


Inteligência e Afetividade da Criança na Teoria de Piaget
WADSWORTH, Barry J.
Editora Pioneira. São Paulo,1996.


O Desenvolvimento do Pensamento Pré-Operacional 

O estágio do desenvolvimento pré-operacional, que abrange as idades entre 2 a 7 anos, é classificado como sendo o segundo estágio no "continuum" do desenvolvimento.

Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo é visto como um processo contínuo ao longo de um "continuum". As mudanças cognitivas e intelectuais ocorrem de forma seqüencial e todos os níveis são passados na mesma ordem em todas as pessoas. O processo de desenvolvimento é cumulativo e não é possível mudar-se de um nível para outro sem que as estruturas do nível anterior estejam previamente formadas.

O estágio pré-operacional é uma continuação do primeiro estágio de desenvolvimento, o chamado estágio de desenvolvimento sensório-motor. Neste primeiro estágio a criança trabalha mais as atividades sensório-motoras e o conhecimento é construído através da manipulação direta com objetos.

No estágio pré-operacional a criança ainda utiliza-se de atividades sensório-motoras para construir conhecimento, mas o desenvolvimento intelectual está baseado predominantemente nas atividades representacional, simbólica e social. A criança é capaz de representar eventos internamente e torna-se menos dependente de suas ações sensório-motoras para direcionar o comportamento.

Os tipos de representação que possuem grande valor no processo de desenvolvimento do estágio pré-operacional são: imitação diferida, jogo simbólico, desenho, imagens mentais e linguagem falada.

1o Imitação Diferida:

2o Jogo Simbólico:

3o Desenho:

4o Imagens Mentais:

5o Linguagem Falada:

Piaget apresentou egocentrismo, centração, inabilidade de acompanhar transformações e ausência de reversibilidade como sendo as principais características do pensamento pré-operacional. Estas características no início do estágio agem como atenuantes ao desenvolvimento do pensamento lógico. No decorrer do estágio, elas vão se dissolvendo e a criança torna-se mais hábil para construir o pensamento lógico – no presente estágio diz-se que a criança possui um raciocínio pré-lógico ou semilógico. Assim como, torna-se mais social e comunicativa, devido a deterioração do egocentrismo.

A seguir será apresentada uma breve descrição destas características.

Estas características possuem uma forte correlação. O egocentrismo restringe a criança de descentrar o raciocínio e a acompanhar as transformações que por sua vez limitam-a na construção da reversibilidade. Com o avanço do estágio estas características tornam-se menos dominantes e a criança gradativamente torna-se mais hábil para interagir com o meio social.

Como exemplo da existência destas características numa criança neste estágio é a incapacidade que ela possui em solucionar problemas de conservação. "Ela não consegue entender a variação de uma dimensão frente a mudanças em outras dimensões". Soluciona o problema, geralmente, baseando-se na percepção.

Diante destas características podemos observar a forte ligação que a criança possui com o estágio sensório-motor. Ela ainda não se libertou do pensamento perceptivo e de suas atividades motoras para resolver problemas, mas não limita-se a eles, devido a sua capacidade de representação. Neste estágio elas caminham para o pensamento lógico.

Paralelamente ao desenvolvimento cognitivo ocorre o desenvolvimento afetivo e o social. As estruturas afetivas também são construídas e reconstruídas, assim como, nas estruturas cognitivas.

Neste estágio é onde efetivamente ocorre os primeiros sentimentos sociais. Torna-se possível pelo fato da criança utilizar-se da representação.

A respeito do desenvolvimento afetivo no estágio pré-operacional podemos dizer que:
 

O afeto é caracterizado como sendo pré-normativo, isto é, "as crianças não desenvolvem o senso de obrigação como oposto a um senso de obediência";
 

O respeito é unilateral. Isto significa que, há pouca cooperação no sentido social, há apenas obediência;
 

As crianças tornam-se cientes das regras e exigem que todos as obedeçam. Percebem as regras como fixas e imutáveis. São criadas por autoridades, por isso devem ser sempre respeitadas;
 

As crianças não possuem o sentido completo de intencionalidade em seus julgamentos sobre acidentes. Para elas, tudo o que não é certo é intencional. Elas não entendem que certas coisas podem acontecer por acidente;
 

A mentira é percebida como algo que não é verdade. Elas não consideram a intenção no seu julgamento em relação a mentira;
 

A punição é ocasionada pela desobediência as regras. Ela deve ser severa e não precisa estar relacionada com o fato que a ocasionou. Para Piaget, este tipo de punição é chamada punição expiatória. O outro conceito de punição é a punição por reciprocidade, significando que, a punição está sempre relacionada com o conteúdo da regra infringida.