Utilização do Ambiente
     
 

O ambiente TRI foi elaborado visando atingir os seguintes objetivos:

  • Permitir ao avaliador processar a análise de testes através da TRI. Consiste em gerar relatórios e gráficos apresentando a análise realizada dos testes que foram aplicados;

  • Permitir o desenvolvimento de novos métodos da TRI. Visto que os testes podem ser modelados de diversas formas, de acordo com a natureza dos seus itens, o ambiente é capaz de incorporar novos métodos da TRI. Esta característica favorece tanto os avaliadores que aplicam a TRI para análise de testes quanto aos pesquisadores da TRI. O ambiente poderá ser utilizado pelos pesquisadores da TRI para criar novos modelos seguindo uma especificação que busca padronizar e facilitar a criação de métodos da TRI. Já para os avaliadores, esta característica facilitará o acesso às pesquisas mais recentes com a TRI.

 
 

Para atingir estes objetivos, o software está organizado em plug-ins. Cada método da TRI é implementado e distribuído como um plug-in.

 
 

A figura abaixo exibe a tela inicial do software. Os recursos ou funções são acionados a partir das opções dispostas no menu lateral esquerdo que está organizado em grupos. O grupo denominado “TRI” é o único grupo de funções que está embutido no software. Outros grupos de funções podem ser adicionados a partir de plug-ins da categoria “Geral”. No exemplo abaixo o grupo “Básico TRI” foi adicionado através de plug-ins da categoria “Geral”.

 
 

 

 
 

A função “Métodos” do grupo “TRI” permite a instalação de novos métodos da teoria da resposta ao item, além da visualização dos métodos já instalados. O ambiente TRI contém o método "Função Logística de 3 Parâmetros" que foi instalado automaticamente.

 
 

 

 
 

A função “Conjunto de dados” do grupo “TRI” permite realizar as operações para análise de testes utilizando a teoria da resposta ao item

 
 

 

 
 

Os botões “Incluir teste” e “Excluir teste” são utilizados para adicionar um teste e remover um teste, respectivamente. Normalmente os dados referentes aos testes são disponibilizados em arquivos textos pré-formatados. Ao solicitar a inclusão de um novo conjunto de dados através do botão “Incluir teste”, o software solicita ao usuário que seja informada a configuração da formatação do arquivo.

 

 

 

Em seguida, para prosseguir com a análise do teste, deve-se selecionar o método a ser utilizado. A caixa de seleção “Método” exibe os nomes de todos os métodos instalados. Uma vez adicionado um ou vários teste e selecionado o método, pode-se iniciar o processo de análise que pode ser a partir do cálculo dos parâmetros dos itens ou cálculo do traço latente.

 
     

 

Para executar qualquer um destes processos é necessário fornecer alguns parâmetros para a realização dos cálculos de estimação, portanto, antes de prosseguir é necessário informar os valores dos parâmetros. O software já exibe na tela valores padrões para os parâmetros sendo necessário apenas informar aqueles parâmetros que são diferentes do usual. A figura seguinte mostra uma tela de exemplo que é exibida ao solicitar o cálculo de Parâmetros de Itens de um método.

 
 

 

 
 

Ao confirmar, o software realiza os cálculos de estimação. Depois de realizado o processo de cálculo de parâmetros dos itens ou o cálculo da variável latente, pode-se visualizar os resultados no Ambiente. A figura abaixo mostra a exibição dos parâmetros dos itens identificados pelo cálculo.

 
 

 

 
 

Além disso, o usuário tem acesso às ferramentas da TRI, tal como a curva característica e a função de informação de cada item, o escore verdadeiro e a função de informação do teste. Todas estas ferramentas de análise da Teoria da Resposta ao Item estão disponíveis a partir do botão “Funções”, que são parte integrante dos plug-ins. A figura seguinte exibe a tela de funções da teoria da resposta ao item para um determinado método selecionado.

 
 

 

 

Outras informações adicionais também podem ser obtidas clicando-se nas opções “Itens” ou “Indivíduos” do teste realizado.

 

 
  O botão “Equalizar” permite ao usuário realizar uma análise comparativa entre dois ou mais testes. Para tanto é necessário informar quais testes se deseja comparar e que comparação se pretende realizar (comparação de parâmetros de itens ou comparação de habilidades dos respondentes), conforme exibido na figura abaixo