“World Congress on
Engineering and Technology Education- WCETE 2004”
Guarujá/Santos
Brasil
INTEGRAÇÃO
DO ENSINO - PESQUISA - EXTENSÃO: ANÁLISE PEDAGÓGICA DE UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO
DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL DA POLI - USP
Clara Amelia
de Oliveira(UFSC), Osvaldo Shigueru Nakao(USP)
Resumo ¾ O presente trabalho descreve e analisa uma experiência pedagógica no
contexto do ensino de graduação de Engenharia Civil da Escola Politécnica da USP. A questão
central nesta experiência foi buscar uma reflexão sobre quais as possíveis
formas de aumentar a motivação destes alunos para a Engenharia Civil. A
proposta envolve alunos nas atividades de pesquisa e extensão, começando com um
aproveitamento maior dos próprios recursos da universidade. A seguir é
analisada a experiência sob o ponto de vista da teoria da complexidade na
educação, de acordo com a definição da UNESCO. Conclui – se que a experiência
pedagógica realizada cumpre a diretriz da complexidade trabalhando a partir do
mundo real para a especialização. Na medida em que o conhecimento passa a ser
visto a partir do geral para o particular, a experiência educacional da
Engenharia Civil da USP ajudou a dar relevância aos conhecimentos ainda na fase
inicial do curso universitário.
Palavras-Chave
¾ Educação no Curso Básico de
Engenharia, Complexidade, Integração Pedagógica.