Leia a seguinte documentação antes de instalar o J2SE JDK a partir do CD.
Você já examinou o Acordo de licença do J2SE JDK?
Nota: O JDK tem dois números de versão; o número 5.0 da versão externa e o 1.5.0, da interna. A documentação pode referir-se a qualquer versão; elas são a mesma para ambas.
Requisitos de sistema
Instruções de instalação do JDK
Instalação do binário de auto-extração
Instalação de arquivo RPM
Instruções de registro do navegador do Java Plug-in
Notas sobre o início da instalação do Java Web
Documentação do Java
Solução de problemas
O JDK 5.0 é suportado em plataformas Intel i586 e 100% compatíveis que executam Linux.
Além dos requisitos de plataforma listados abaixo, é necessário um navegador Mozilla 1.4+ para o Java Plug-in e o Java Web Start, e também um mínimo de 125 MB de espaço em disco livre antes de instalar o JDK.
Intel IA32 Linux
Versão Desktop Manager Red Hat 9.0 Gnome 2-metacity 2.6.2 Red Hat Enterprise Linux AS 3.0 Gnome 2,2-metacity 2.6.2 Red Hat Enterprise Linux WS 2.1 Gnome 1.4-sawfish 1.0 Red Hat Enterprise Linux WS 2.1 Gnome 1.4-sawfish 1.0 Red Hat Enterprise Linux AS 2,1 Gnome 1.4-sawfish 1.0 SuSE 8.2 Gnome 2,2-metacity 2.6.2 SuSE 9 Gnome 2,2-metacity 2.6.2 SLEC 8 Gnome 2,0-metacity 2.6.2 SLES 8 Gnome 2.0.5-metacity 2.6.2 SLES 9 Gnome 2.0.5-metacity 2.6.2 TurboLinux 8.0 Gnome-sawfish 1.0 Sun Java Desktop System, Versão 1 Gnome 2-metacity 2.4 Sun Java Desktop System, Versão 2 Gnome 2-metacity 2.4 AMD Opteron (32) Linux
Versão Desktop Manager Red Hat Enterprise Linux AS 3.0 Gnome 2,2-metacity 2.6.2 SuSE 8.2 Gnome 2,2-metacity 2.6.2 SuSE 9 Gnome 2,2-metacity 2.6.2 SLES 8 Gnome 2.0.5-metacity 2.6.2 SLES 9 Gnome 2.0.5-metacity 2.6.2
Para obter as últimas informações sobre o J2SE Development Kit (JDK), você pode querer examinar o ReadMe e as ReleaseNotes. Estes arquivos também são instalados com o software e estão localizados no diretório onde o software foi instalado.
Instalar o J2SE Runtime Environment instala automaticamente o Java Plug-in e o Java Web Start. Note que o Java Plug-in precisa ser registrado com o navegador. Depois de instalar o JRE, consulte:
Formatos de instalação - O J2SE Runtime Environment 5.0 está disponível em dois formatos de instalação.
- Arquivo binário de auto-extração - Este arquivo pode ser utilizado para instalar o J2SE Runtime Environment em uma localização escolhida pelo usuário. Este pode ser instalado por qualquer pessoa (não apenas por usuários root), e pode ser facilmente instalado em qualquer localização. Exceto como usuário root, não é possível substituir a versão do sistema da plataforma Java fornecida pelo Linux. Para utilizar este arquivo, veja Instalação do binário de auto-extração abaixo.
- Pacotes RPM - Um arquivo /rpm.bin contendo pacotes RPM, instalado com o utilitário /rpm. Requer acesso root para a instalação, e instala por padrão em uma localização que substitui a versão de sistema da plataforma Java fornecida pelo Linux. Para utilizar esse pacote, veja a Instalação do arquivo RPM abaixo.
Escolha o formato de instalação que seja mais adequado às suas necessidades.
Nota: Para qualquer texto nesta página contendo a seguinte notação, você deve substituir a notação pelo número de versão de atualização J2SE Runtime Environment apropriado.
- <versão>
Por exemplo, se estiver descarregando a atualização 1.5.0_01, o seguinte comando:
- ./jre-1_5_0_<versão>-linux-i586.bin
se tornaria:
- ./jre-1_5_0_01-linux-i586.bin
Utilize estas instruções se quiser utilizar o arquivo binário auto-extraível para instalar o J2SE Runtime Environment. Se em vez disso você quiser instalar os pacotes RPM, veja Instalação do arquivo RPM.
O arquivo binário auto-extraível jdk-1_5_0-linux-i586.bin para instalar o Java 2 SDK encontra-se no diretório software/Sun/ no nível da raiz deste CD. Copie o arquivo do CD para sua unidade de disco rígido usando sua ferramenta gráfica ou de linha de comando favorita, então siga as instruções abaixo.
1. Certifique-se de que as permissões de execução estão configuradas no binário auto-extraível.
Execute este comando:
- chmod +x jre-1_5_0_<versão>-linux-i586.bin
2. Mude o diretório para a localização em que você quer que os arquivos estejam instalados.
O próximo passo instala o J2SE Runtime Environment no diretório atual.
3. Execute o binário auto-extraível.
Execute o arquivo descarregado, pré-anexado pelo caminho a ele. Por exemplo, se o arquivo estiver no diretório atual, prefixe-o com "/./" (necessário "/." se não estiver na variável de ambiente PATH):
- ./jre-1_5_0_<versão>-linux-i586.bin
A licença de código binário é exibida, e você é solicitado a concordar com seus termos.
Os arquivos J2SE Runtime Environment são instalados em um diretório chamado jre1.5.0_<versão> no diretório atual.
Árvore do diretório instalado
O JDK tem a estrutura de diretório mostrada abaixo.
jdk1.5.0 ___________|_________________ | | | bin lib jre | | ________|__________ java tools.jar | | javac dt.jar bin lib javap | ________ ___|___ _________ ________ _______ javah java | | | | | | javadoc rt.jar ext security i386 applet fonts charsets.jar | / \ localedata.jar server client
Nota sobre o acesso de root: Separar o software automaticamente cria um diretório chamado jre1.5.0_<versão>. Observe que se escolher instalar o J2SE Runtime Environment na localização de nível de sistema como /usr/local, você deve primeiro tornar-se root para ganhar as permissões necessárias. Se não tiver acesso de root, simplesmente instale o J2SE Runtime Environment em seu diretório inicial (home directory), ou em um subdiretório em que você tenha permissão gravar.
Nota sobre como sobrescrever arquivos: Se desempacotar o software em um diretório que contém um subdiretório chamado jre1.5.0_<versão>, o novo software sobrescreve arquivos do mesmo nome nesse diretório jre1.5.0_<versão>. Seja cuidadoso ao renomear o diretório antigo se ele contiver arquivos que você quer manter.
Nota sobre preferências de sistema: Por padrão, o script de instalação configura o sistema de modo que o backing store para preferências de sistema seja criado dentro do diretório de instalação do J2SE Runtime Environment. Se o JRE estiver instalado em uma unidade montada em rede, ele e as preferências de sistema podem ser exportados para compartilhar com ambientes de tempo de execução Java em outras máquinas. Como uma alternativa, os usuários de root podem utilizar a opção -localinstall ao executar o script de instalação, como neste exemplo:
- jre-1_5_0_<versão>-linux-i586.bin -localinstall
Esta opção faz com que as preferências de sistema sejam armazenadas no diretório /etc a partir do qual só podem ser compartilhados executando VMs na máquina local. Você deve ser usuário root para a opção -localinstall funcionar.
Você pode consultar a documentação Preferences API para obter mais informações sobre preferências na plataforma Java.
Utilize essas instruções se quiser instalar o J2SE Runtime Environment na forma de pacotes de RPM. Se, em vez disso, quiser usar o binário auto-extraível, veja Instalação de binário auto-extraível.
O arquivo do pacote RPM jdk-1_5_0-linux-i586-rpm.bin para instalar o Java 2 SDK encontra-se no diretório software/Sun/ no nível da raiz deste CD. Copie o arquivo do CD para sua unidade de disco rígido usando sua ferramenta gráfica ou de linha de comando favorita, então siga as instruções abaixo.
1. Você precisará ser usuário de root para instalar/desinstalar um RPM.
2.Extraia o conteúdo do arquivo descarregado.
Mude o diretório para o local em que se encontra o arquivo descarregado e execute estes comandos para primeiro configurar as permissões executáveis e então execute o binário para extrair o arquivo RPM:
chmod a+x jre-1_5_0_<versão>-linux-i586-rpm.bin
./jre-1_5_0_<versão>-linux-i586-rpm.bin
Note que o "./" inicial é necessário se você não tiver "." na variável de ambiente PATH.
O script exibe um acordo de licença de binário, em que você é solicitado em concordar antes que a instalação possa prosseguir. Uma vez que você tenha concordado com a licença, o script de instalação cria o arquivo jre-1_5_0_<versão>-linux-i586.rpm no diretório atual.
3. Torne-se root executando o comando su e inserindo a senha de super-usuário.
4. Execute o comando rpm para instalar os pacotes que compõem o J2SE Runtime Environment:
- rpm -iv jre-1_5_0_<versão>-linux-i586.rpm
5. Exclua o arquivo bin e rpm se quiser economizar espaço em disco.
6. Saia do shell de root.
O Java Plug-in estende as funcionalidades de um navegador Web, permitindo que applets ou Java Beans sejam executados no ambiente de tempo de execução do Java 2 (Java 2 runtime environment – JRE) da Sun em vez de executar no ambiente de tempo de execução que vem o navegador da Web. O Java Plug-in faz parte do JRE da Sun e é instalado com ele quando o JRE é instalado no computador. Ele funciona com o navegador da Web Mozilla.
Você deve registrar o produto Java Plug-in com o Netscape ou Mozilla para o Plug-in funcionar. Clique no seguinte botão para ver as instruções para registro manual. Note que a SuSE versão 8.1 ou superior do Mozilla deve ser usada, e para não-SuSE Linux, a versão do Mozilla deve ser 1.1 ou superior.
Siga os passoa abaixo para instalar o Java Plug-in.
Notas:
- Apenas o Mozilla pode ser registrado com o Java Plug-in.
- Somente um Java Plug-in pode ser registrado por vez. Quando quiser utilizar uma versão diferente, remova o registro de qualquer outra versão e registre uma nova.
Exemplo:
Suponha que você criou um link simbólico para o JDK 5.0 no diretório plugins do Mozilla para:
- ~/j2sdk1.5.0/jre/plugin/i386/ns7/libjavaplugin_oji.so
Então utilize cd a fim de ir para o diretório plugins do Mozilla e remova o link como mostrado abaixo:
- rm libjavaplugin_oji.so
Além disso, verifique se não há links no diretório components do Mozilla.
1. Desinstale quaisquer instalações anteriores do Java Plug-in.
- rm -fr $HOME/.netscape/java
rm $HOME/.netscape/plugins/javaplugin.so
rm $HOME/.netscape/plugins/libjavaplugin.soPode existir um ou mais desses arquivos na sua máquina, dependendo de quais versões do Java Plug-in você tiver instalado.
2. Quanto ao navegador Mozilla crie um link simbólico para o Plug-in no diretório plugins do Mozilla.
Crie um link simbólico para o arquivo libjavaplugin.so do Java Plug-in no diretório plugins do Mozilla.
- cd <Mozilla>/plugins
ln -s <JRE>/plugin/i386/<ns7 | ns7-gcc29>/libjavaplugin_oji.so .Na linha de comando ln acima, use ns7-gcc29 se o Mozilla foi compilado com gcc2.9.
Não deixe de incluir o ponto no final.
3. Inicie o navegador Mozilla ou reinicie-o se se ele já estiver ativo.
Note que se você tiver outros "objetos" do Mozilla abertos antes de reiniciar (Messenger, Composer ...) você também precisará fechá-los.
No Mozilla selecione Help -> About Plug-ins para confirmar se o Java Plug-in foi carregado.
4. Para informações adicionais examine o Java Plug-in Developer Guide.
Esta versão do JDK inclui o Java Web Start; ele é instalado automaticamente com o JDK. Mas note o seguinte:
- Compatibilidade: A versão do Java Web Start que vem com este JDK/JRE pode ser executada no JDK/JRE 1.2.2 ou superior. Ela não funcionará com o JDK/JRE 1.1.x ou versão anterior.
- Fazendo atualização da versão anterior: Se tiver a versão anterior do Java Web Start, não a desinstale. Desinstalá-la fará com que o cache de download seja eliminado, e todo o aplicativo Java Web Start instalado anteriormente terá de ser descarregado outra vez. Esta nova versão irá sobrescrever as instalações anteriores e, automaticamente, atualizará os navegadores para utilizar esta nova versão. Os arquivos de configuração e de pasta de arquivos de programas usados pelo Java Web Start não mudaram, então todas as suas configurações permanecerão intactas depois da atualização.
- Utilizando o Java Web Start com o Netscape 6.x/7.x: Para usuários do Netscape 6.x/7.x, configure o tipo MIME do Java Web Start (JNLP) na seção Edit->Preferences->Navigator->Helper Applications. A extensão de arquivo é jnlp; o tipo MIME é application/x-java-jnlp-file. Ele deve ser tratado pelo arquivo executável javaws no seu diretório Java Web Start. Note também que, devido a um problema com o JavaScript no Netscape 6.x/7.x, você deve utilizar a versão não-JavaScript da página de demos
A biblioteca de classes Java contém milhares de classes e interfaces predefinidas que os programadores podem utilizar para escrever seus próprios aplicativos. Isso é abrangido no Apêndice G Utilizando a documentação da Java API. Essas classes são agrupadas em pacotes com base nas suas funcionalidades. A documentação da Java API lista os membros public e protected de cada classe e os membros public de cada interface na biblioteca de classes Java. A documentação apresenta uma visão geral de todas as classes e interfaces, resume seus membros (isto é, os campos, construtores e métodos das classes e os campos e métodos das interfaces) e fornece descrições detalhadas sobre cada membro. A maioria dos programadores Java conta com essa documentação ao escrever programas. Normalmente, os programadores pesquisariam a API para encontrar o seguinte:
- O pacote que contém uma classe ou interface particular.
- Os relacionamentos entre uma classe ou interface particular e outras classes e interfaces.
- Constantes de classe ou interface — normalmente declaradas como campos finais public static.
- Construtores para determinar como um objeto da classe pode ser inicializado.
- Os métodos de uma classe para determinar se eles são static ou não-static, os números e tipos dos argumentos que você precisa passar, os tipos de retorno e quaisquer exceções que poderiam ser lançadas do método.
O download da documentação da Java API pode ser feito no disco rígido local ou visualizado online (http://java.sun.com/docs/index.html).
Para fazer o download da documentação da Java API, vá para http://java.sun.com/j2se/5.0/download.jsp e localize o link DOWNLOAD na seção "J2SE 5.0 Documentation". Você será solicitado a aceitar um contrato de licença. Para fazer isso, clique em Accept e então clique em Continue. Clique no link "J2SE(TM) Development Kit Documentation 5.0, English" para iniciar o download. Você deve ter aproximadamente 165 MB de espaço em disco disponível antes de instalar a documentação.
Descompacte a documentação usando um utilitário compatível com zip como unzip, gunzip ou pkunzip. Seu utilitário deve suportar nomes de arquivos longos.
Para descompactar a documentação usando o utilitário zip:
- C:> unzip jdk-1_5_0-doc.zip
Você também pode descompacar o arquivo .zip usando o utilitário JDK'sjar:
- C:> jar xvf jdk-1_5_0-doc.zip
Note: Se você estiver utilizando uma outra ferramenta que não preserva os nomes de caminho por padrão, certifique-se de especificar que os nomes de caminho devem ser preservados. Por exemplo, se você estiver utilizando o pkunzip, especifique -d:
- C:> pkunzip -d jdk-1_5_0-doc.zip
Descompactar o pacote da documentação cria um diretório docs/ contendo a documentação da sua Java 2 Platform.
Para visualizar a documentação abra a página docs/api/index.html em um navegador. Esta é a página de abertura da documentação JDK API.
- Para imprimir no Linux, o utilitário /usr/sbin/lpc deve estar instalado. Esse é um utilitário Linux padrão. No RedHat 7.1, por exemplo, este utilitário está no pacote "LPRng-3.7.4-22 RPM".
Voltar à instalação do software