Inteligência Artificial Distribuída Aplicada



Este projeto estuda as aplicações de Inteligência Artificial Distribuída.
Presentemente enfatiza-se a área de redes de computadores, sistema essencialmente distribuído. O principal objetivo é apresentar uma solução viável para o problema da automação de gerência de redes. A gerência de redes é composta por agentes e gerentes passivos. Ou seja, não existe autonomia nenhuma. A tomada de decisões normalmente é realizada por um administrador humano. Analisando a gerência de redes como um todo tem se um problema extremamente complexo. No entanto, é possível subdividi-la em cinco áreas funcionais utilizando o modelo funcional proposto pela OSI. Os problemas estão sendo então, investigados conforme suas características estáticas ou dinâmicas. Além disso, também estão sendo considerados dois tipos de comportamentos da gerência de redes, reativo ou pró-ativo.
O presente trabalho defende então, duas maneiras para solucionar os problemas de gerência de redes. Se o problema possui características estáticas devem ser utilizadas soluções com estas características, chamam-se heurísticas para a solução do problema. As duas ferramentas mais conhecidas para solucionar este tipo de problema são as regras de produção (paradigma simbólico da IA) ou através de redes neurais diretas (paradigma conexionista da IA). Ao contrário, os problemas com características dinâmicas podem ser “bem” solucionados apenas por ferramentas dinâmicas. Conhece-se até o presente momento, três formas de associar dinamismo a uma rede neural artificial: aplicando uma seqüência de retardos à rede, utilizando redes de retroação (com ciclos) ou através do uso de neurônios dinâmicos. Propõe-se então, o uso de exemplos para alcançar às soluções destes tipos de problemas. Quando os valores de entrada e saída são conhecidos, utiliza-se uma rede neural recorrente para estimar as trocas de estado do sistema através do treinamento da rede.
Através desta metodologia pretende-se desenvolver soluções adequadas que respeitem as qualidades de cada área funcional da gerência de redes. Estas soluções tomarão a forma de agentes autônomos  auxiliar o processo de automação da área de gerência de redes de computadores.