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5341
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OpenGL
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Capítulo 2: Introdução
e Conceitos Básicos
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Veja como funciona um
Monitor do tipo CRT baseado em tubo de raios catódicos executando
uma varredura de acordo com o algoritmo do display de varredura.. Para
tanto coloque o Applet abaixo em modo automático e veja a varredura
acontecendo na animação.
O mais importante desta
aula:
A fórmula correta
da transformada de Viewport para implementar o mapeamento acima::
Resumo Window X Viewport:
-
Window:
Retângulo que representa um recorte do mundo 2D representado pelo
Display File que será mostrado no vídeo.
-
Representado no sistema de
coordenadas cartesiano.
-
Tamanho variável (Zoom).
-
Posição variável
(navegação)
-
Deve ser representado por
uma estrutura de dados:
Xwmin,
Ywmin,
Xwmax,
Ywmax
-
Viewport:
a Porta de Visualização é a área do vídeo
onde será desenhado o que se deseja mostrar.
-
Representado num sistema
de coordenadas parcialmente invertido, onde o eixo Y aponta para baixo.
-
Tamanho fixo ou não
controlado pela aplicação.
-
Deve ser representado por
uma estrutura de dados:
-
Xvpmin,
Yvpmin,
Xvpmax,
Yvpmax
Trabalho #1: O Sistema Básico
Implemente
o sistema básico de CG contendo:
-
Display file capaz de representar
retas, polígonos e pontos
-
Cada objeto possui um nome
-
Cada objeto possui um tipo
-
Cada objeto possui sua lista
de coordenadas
-
Funções de
navegação 2D (movimentação do window)
-
Funções de
Zoom (modificação do tamanho do window)
A interface deve ser como
na figura abaixo:
:
Links Interessantes:
Apostila
em Português (incompleta)
The Cyclops
Project
German-Brazilian Cooperation
Programme on IT
CNPq GMD DLR
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