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OpenGL

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Capítulo 2: Introdução e Conceitos Básicos
 
 

Veja como funciona um Monitor do tipo CRT baseado em tubo de raios catódicos executando uma varredura de acordo com o algoritmo do display de varredura.. Para tanto coloque o Applet abaixo em modo automático e veja a varredura acontecendo na animação.  


O mais importante desta aula:
 

A fórmula correta da transformada de Viewport para implementar o mapeamento acima::

Resumo Window X Viewport:
 

  • Window: Retângulo que representa um recorte do mundo 2D representado pelo Display File que será mostrado no vídeo.
    • Representado no sistema de coordenadas cartesiano.
    • Tamanho variável (Zoom).
    • Posição variável (navegação)
    • Deve ser representado por uma estrutura de dados:

    •  Xwmin, Ywmin, Xwmax, Ywmax
  • Viewport: a Porta de Visualização é a área do vídeo onde será desenhado o que se deseja mostrar.
    • Representado num sistema de coordenadas parcialmente invertido, onde o eixo Y aponta para baixo.
    • Tamanho fixo ou não controlado pela aplicação.
    • Deve ser representado por uma estrutura de dados:
    •  Xvpmin, Yvpmin, Xvpmax, Yvpmax
Trabalho #1: O Sistema Básico

Implemente o sistema básico de CG contendo:

  • Display file capaz de representar retas, polígonos e pontos
  • Cada objeto possui um nome
  • Cada objeto possui um tipo
  • Cada objeto possui sua lista de coordenadas
  • Funções de navegação 2D (movimentação do window)
  • Funções de Zoom (modificação do tamanho do window)
A interface deve ser como na figura abaixo:
:

Links Interessantes:

Apostila em Português (incompleta)
 
 
The Cyclops Project
German-Brazilian Cooperation Programme on IT
CNPq GMD DLR