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OpenGL

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Computação Gráfica: 

Métodos, Técnicas e Ferramentas para Visualização de Dados no Computador

Nesta disciplina serão vistos os fundamentos de Computação Gráfica, os quais serão implementados exemplarmente no desenvolvimento de um sistema gráfico interativo  e também técnicas avançadas de visualização e raytracing utilizando um raytracer de domínio público e a API OpenGL, tanto em Unix como em MS Windows. Além disso, serão vistos tópicos especiais de aplicação da Computação Gráfica, como Realidade Virtual, CAD e outros.

Organização:

Aula téorico-prática com acompanhamento de estagiário de docência do CPGCC.
Horário e Local:
2ª e 4ª, 13:00 às 15:10 h.
Laboratório do CPGCC - Sala 810 - Prédio do CTC, 3° piso.
Estagiário de Docência para 2006.2:
Diego Dias Bispo de Carvalho.



Trabalho de Renderização de Modelagem 3D usando Raytracer POVRay do Prédio do CTC/UFSC por alunos da disciplina.

Prerequisitos: O que o aluno deve obrigatoriamente saber para esta cadeira:

  • Programação orientada a objetos: Serão utilizadas as linguagens de programação Smalltalk e C++ para a resolução dos exercícios propostos em sala. O aprendizado destas linguagens fica por conta do aluno.
  • Estruturas de dados e algoritmos: A disciplina é uma disciplina de muita programação de algoritmos bastante complexos e o aluno deve possuir bons conhecimentos de estruturas de dados e boa experiência de programação.
  • Geometria Analítica e Álgebra Linear: Nesta disciplina você vai usar todos os conhecimentos de Geometria Analítica (que você deveria ter aprendido para o Vestibular) e de Álgebra Linear (que faz parte do ciclo básico do nosso Curso de CCO). Se você acha que esqueceu estes conteúdos, aproveite para refrescá-los antes do início do semestre.



Trabalho de Renderização Avançado do aluno Dalton S.R.F. (2005.1)


The Cyclops Project
German-Brazilian Cooperation Programme on IT
CNPq GMD DLR