Unix é o mais utilizado sistema operacional multiusuário e multiprocesso existente atualmente. Unix suporta não só uma implementação elegante de multiprocessamento como também vários usuários compartilhando uma mesma máquina.
Surgiu inicialmente nas décadas de 60/70 no computador PDP-11, tendo surgido quase juntamente com a linguagem "C", a qual foi originalmente projetada como uma evolução da linguagem "B", orientada ao desenvolvimento de sistemas operacionais.
Para familiarizar-se com o Unix (exercício):
Logge-se em uma máquina Unix (diretamente ou através do telnet sob DOS) e passe em revista todos os aspectos do Unix (Linux) abordados na documentação do Guia de Usuário Linux.
Experimente alguns dos editores abordados, especialmente o textedit, o vi e Emacs.
Experimente compilar os programas que veremos nesta aula utilizando o compilador "C", usando os comandos cc (Solaris) ou gcc (Linux, Solaris).
Ajuda (Manpages):
Unix possui a facilidade das Manpages (páginas de manual) acessáveis da linha de comando ou utilizando o programa xman no X-windows.
Da linha de comando:
Se voce quiser saber a respeito da sintaxe do arquivo /etc/mnttab, que
define sob que nome de diretório e aonde os discos de uma máquina
ou da rede são colocados no sistema de arquivos, tecle man mnttab
(em
alguns Unix como HP-UX pode ser fstab).
Como editor de programas sugerimos a utilização do GNU Emacs na versão xemacs. Este editor existe não só para sistemas operacionais do tipo Unix, mas também para Windows95 e Windows NT. Existem diversos tutoriais para emacs. Informações sobre a instalação de emacs podem ser obtidas aqui.