Introdução

A visão estereoscópica é uma capacidade muito importante que o ser humano (e outros animais) possui para perceber o ambiente que o rodeia.

Para que o cérebro perceba em três dimensões, é necessário combinar as informações visuais recebidas de duas fontes independentes com pontos de vista ligeiramente diferentes, sendo essas diferenças mínimas analisadas e registradas. Essas diferenças informam ao cérebro que um objeto está mais longe ou mais perto de outro objeto.

Esse processo de combinação e análise de duas imagens que irão formar apenas uma imagem tridimensional é conhecido como visão binocular ou visão estéreo.

O principal benefício da visão binocular é chamado de percepção de profundidade, também chamado de stereopsis. A percepção de profundidade nos permite avaliar a distância de modo relativo com certo grau de precisão. De fato, é a integração das duas imagens observadas que nos possibilita obter informação de profundidade sobre os objetos, permitindo nomeadamente, estimar a sua forma ou grau de proximidade ou de afastamento.

Os princípios aqui apresentados dizem respeito aos conceitos da fotogrametria analógica e são amplamente aplicados em diversas áreas tais como agricultura, ecologia, arqueologia, oceanografia, medicina, geologia e astronomia, entre outras.

A fotogrametria analógica utiliza dispositivos ótico-mecânicos nas medições.

voltar