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O objetivo desta página é prover uma visão geral sobre as possibilidades de desenvolvimento de programas gráficos através da utilização da API OpenGL. A grande maioria deste site é uma adaptação do Tutorial de Jeff Molofee, conforme acreditado acima. Ao longo do tempo em que este site se desenvolver, mais e mais fontes e experiências nossas serão adicionadas ao mesmo. Os exemplos utilizam na sua maioria outra API, denominada GLUT, que facilita a realização de coisas básicas como abrir uma janela por apresentar uma API independente de plataforma. Isto significa que você vai poder compilar os programas que você escrever usando GLUT em Windows, MacOS, Linux ou qualquer Unix comercial sem modificar nada. Ou quase nada: se você trabalha no mundo Windows, que é um produto e não um padrão, você deve lembrar de utilizar o compilador Microsoft C (Visual C++) para compilar seus programas pois durante o seu desenvolvimento, GLUT teve de ser direcionado especificamente para um dos compiladores comerciais existente para Windows em função da falta de compatibilidade dos mesmos entre si. Para você poder usar Borland C (C++ Builder), Thiago Stein criou um header em C (veja Aula 0) que satisfaz a maioria dos requisitos para isso, mas dificulta um pouco o seu trabalho de programação. Se você vai trabalhar em Linux/Unix isto não é problema: a padronizaçõ deste ambiente lhe permite utilizar qualquer compilador C em qualquer plataforma e compilar tudo praticamente sem problemas..
Once
you have surpassed the code on this site or even before, check out more
professional sites, such as
Nate's Programming
Page or
OpenGL.org. Although Nate's
site is inactive at the moment, it contains tons of excellent example programs,
that are well written, and really show off what OpenGL is capable of. Also
be sure to visit the many OpenGL links on my page. Each site I link to
is an incredible asset the OpenGL community.
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