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OpenGL

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Tutorial de OpenGL

 

Lesson 2
Este tutorial é baseado principalmente em uma tradução do OpenGL Tutorial de Jeff Molofee & Neon Helium e está constantemente sendo  extendido com novos exemplos e material teórico que fundamenta as técnicas descritas. Algumas partes ainda não foram completamente traduzidas e pedimos desculpas ao leitor por apresentar texto em inglês.
Na medida do possível todas as técnicas e exemplos descritos aqui foram testados e avaliados. Comentários sobre o tutorial são bem-vindos.

O objetivo desta página é prover uma visão geral sobre as possibilidades de desenvolvimento de programas gráficos através da utilização da API OpenGL. A grande maioria deste site é uma adaptação do Tutorial de Jeff Molofee, conforme acreditado acima. Ao longo do tempo em que este site se desenvolver, mais e mais fontes e experiências nossas serão adicionadas ao mesmo.

Os exemplos utilizam na sua maioria outra API, denominada GLUT, que facilita a realização de coisas básicas como abrir uma janela por apresentar uma API independente de plataforma. Isto significa que você vai poder compilar os programas que você escrever usando GLUT em Windows, MacOS, Linux ou qualquer Unix comercial sem modificar nada. Ou quase nada: se você trabalha no mundo Windows, que é um produto e não um padrão,  você deve lembrar de utilizar o compilador Microsoft C (Visual C++) para compilar seus programas pois durante o seu desenvolvimento,  GLUT teve de ser direcionado especificamente para um dos compiladores comerciais existente para Windows em função da falta de compatibilidade dos mesmos entre si. Para você poder usar Borland C (C++ Builder), Thiago Stein criou um header em C (veja Aula 0) que satisfaz a maioria dos requisitos para isso, mas dificulta um pouco o seu trabalho de programação. Se você vai trabalhar em Linux/Unix isto não é problema: a padronizaçõ deste ambiente lhe permite utilizar qualquer compilador C em qualquer plataforma e compilar tudo praticamente sem problemas.. 

Aula 0: Instalação de OpenGL em diversas Plataformas

Aula 1: Criando sua Primeira Janela com OpenGL

Aula 2: Criando  Objetos em 2D com OpenGL

Aula 3: Operações em 3D com OpenGL

Aula 4: Trabalhando com Fontes e Texto de Diversos Tipos em OpenGL

Aula 5: Trabalhando com Texturas, Transparência e Iluminação

Aula 6: Trabalhando com Técnicas Avançadas de Iluminação

Aula 7: Superfícies Curvas e Moles

Aula 8: Trabalhando com Modelos e Conjuntos de Objetos

Aula 9: Efeitos Especiais de Animação

Aula 10: Sons, Entrada Especial de Dados e Outros Efeitos Avançadíssimos

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