![]() |
Rede INF |
A rede INF é a rede do Departamento de Informática e Estatística da UFSC. Sua finalidade é oferecer recursos computacionais, serviços e mecanismos de comunicação para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em Ciência da Computação e Sistemas de Informação, assim como para os professores e funcionários deste departamento.
Serviços oferecidos
Aqui estão apresentados os serviços mais comuns da rede inf. Alguns deles possuem caráter pessoal, tais como POP3, IMAP, SSH e FTP- por acessar informação particular do usuário, necessitando portanto de uma autenticação (senha). Quando se conecta de fora da rede inf, há uma boa possibilidade de que alguém mal intencionado descubra essa senha. Confira mais abaixo no ítem Segurança como se proteger nesta situação.
Área pessoal na rede
Cada usuário possui uma área pessoal (chamada de diretório home) na qual podem ser guardados documentos, mensagens, imagens e etc.
Correio eletrônico (e-mail)
Correio eletrônico permite a troca de mensagens entre pessoas na Internet. Cada usuário possui um endereço único, chamado endereço de email (ou apenas email), da forma usuário@endereço_da_rede - assim, os emails na rede inf serão usuário@inf.ufsc.br. Inicialmente se podiam enviar apenas textos simples (não acentuados), porém, atualmente, há padrões de textos que aceitam acentuação e caracteres especiais - uma funcionalidade presente em todos os programas de mail hoje em dia (Netscape Messenger, Outlook Express, Eudora, Pine). Arquivos também podem ser enviados dentro de mensagens (chama-se a isto attachment).
Todas as mensagens que chegam para os usuários são armazenadas em arquivos (chamados de inbox), numa área em disco denominada spool de mail. Mais especificamente, o spool é um diretório contendo os inbox de cada usuário. E' interessante ao usuario sempre ler seus mails, salvando o que interessa em pastas dentro do diretorio home do usuario (comumente ~usuario/mail/) e apagando as outras mensagens para manter seu INBOX limpo para mais rapido acesso. Não é possível enviar emails com mais de 5 MB.
Para ler ou enviar mensagens podem-se usar leitores de email baseados nos protocolos POP3 ou IMAP, tais como Netscape (Messenger), Eudora e Embla Plus (todos para Windows). Em todos estes programas deve-se definir como mail.inf.ufsc.br o endereço do servidor para ler as mensagens (incoming mail server). Tambem recomenda o uso de criptografia para a troca de senhas com o servidor, bastando para isso habilitar no seu cliente (Outlook e Netscape Messenger por enquanto...) o uso de SSL. Outro método é fazer um SSH para um dos servidores da rede inf e usar os leitores de mail do Unix (o mais utilizado é o pine).
Também pode ser usado um serviço de webmail (http://webmail.inf.ufsc.br), que pode ser comparado aos já conhecidos zipmail e hostmail, onde o usuario tem acesso as suas mensagens atraves de um browser qualquer que suporte o protocolo https. O uso deste serviço é o mais recomendado, pois além das facilidades de não necessitar de configuração, o servico ja possui criptografia, o que garante a segurança das senhas nele utilizadas.
WWW
Sigla da expressão World Wide Web (teia de alcance mundial), este serviço é o que mais se difundiu pela Internet, e um dos responsáveis por sua popularização. Combinando recursos de multimídia, tem como base hipertextos. Os documentos são endereçados por URLs (Uniform Resource Locators), como http://www.linux.org/doc/howto.html, um padrão de endereçamento formado por três partes: o protocolo (http no exemplo, o protocolo próprio para WWW), o nome do servidor (www.linux.org) e a localização do documento no servidor (doc/howto.html).
A rede inf possui um servidor de WWW endereçado por http://www.inf.ufsc.br. Nele se podem acessar as páginas do INE (Departamento de Informática e Estatística), com várias informações sobre os serviços da rede e sobre o departamento, as páginas da PGCC (Pós-graduação em Ciência da Computação) e as homepages dos usuários. Cada usuário pode confeccionar sua homepage e torná-la disponível, iniciando-a com um arquivo chamado index.html localizado no diretório public_html dentro de seu diretório home - ela será endereçada pela URL http://www.inf.ufsc.br/~usuário. As únicas restrições quanto ao conteúdo das homepages se referem à pornografia e textos discriminatórios.
SSH e SSH2
Quando se necessitam executar remotamente programas num host em particular, pode-se criar um terminal remoto usando-se o serviço SSH que e muito parecido com o deTelnet (emulação de terminal). Desta forma, tudo que se digita no terminal remoto é processado pelo host, e o resultado do processamento é visualizado no terminal, como se este fosse uma tela fisicamente ligada ao tal host. Com este recurso, teoricamente se podem abrir terminais a partir de qualquer computador ligado à Internet, e assim compilar programas, ler conteúdos de arquivos, executar aplicativos, ler mail. Um procedimento de SSH se resume a executar algum programa que implemente o protocolo e abrir uma conexão com o computador desejado, fornecendo então login e senha quando solicitado.
A rede inf possui várias máquinas onde se podem fazer SSH, tais como venus, juno, pitanga, marte e minerva. Para fazer uso deste servico voce deve baixar os programas a partir da pagina da Administracao da Rede INF ( http://www.inf.ufsc.br/~admrede). La existe um tutorial completo para a instalacao do programa em ambiente windows, assim como os RPMS para o linux.
Revomenda-se utilizar o SSH2, por consideracoes de ser mais seguro em relacao ao SSH1 e tambem por disponibilizar o SFTP junto.
Secure-FTP
Este serviço tem o propósito de transferir arquivos entre
computadores de uma forma segura. E' usado para fazer transferências
de arquivos entre contas de usuários, necessitando-se portanto possuir
uma conta no servidor, que e' a mesma do SSH.
Os usuários podem usar o serviço de Secure-FTP para copiarem
arquivos de e para suas contas, bastando se conectarem a um servidor da
rede inf e fornecerem login e senha. Os seguintes servidores possuem esse
servico: juno, minerva, pitanga, venus e marte. Para usar esse servico
voce deve ter instalado o cliente de Secure-FTP que vem junto com o cliente
de SSH2 que esta disponivel na pagina da admrede: http://www.inf.ufsc.br/~admrede
FTP-Anonymous
Este serviço tem o propósito de transferir arquivos entre computadores, este difere do Secure-FTP no que diz respeito ao usuario: somente o usuario anonymous e' utilizado e não requer senha. Esse servico tem grandes repositórios da rede, que contêm inúmeros arquivos de interesse geral, como programas shareware, freeware, demos, documentação, imagens, drivers atualizados para produtos e outros mais.
Alguns programas utilizados para fazer FTP são Netscape, CuteFTP e WS-FTP, todos disponíveis no servidor FTP da universidade (ftp.ufsc.br).
Algumas dicas de servidores FTP na rede: ftp.unicamp.br, sunsite.unc.edu, ftp.pop-df.rnp.br, wuarchive.wustl.edu, ftp.win.com, ftp.oak.oakland.edu. Outra boa dica é o serviço Archie, que permite obter uma lista de servidores FTP que contêm um arquivo procurado. Ele pode ser acessado através da URL http://archie.au .
News
News baseia-se em grupos de discussão, chamados de newsgroups, que se organizam hierarquicamente por assunto. Esses newsgroups armazenam artigos, semelhantes a emails, enviados por usuários, podendo serem consultados pelos interessados. Os servidores News de todo o mundo se interconectam, formando um rede lógica chamada Usenet, fazendo com que um artigo seja difundido assim que um dos servidores o receba; assim, em qualquer servidor News pertencente a Usenet podem-se receber informações atualizadas e participar de discussões a nível mundial. Existem newsgroups para os mais variados assuntos, como linguagens de programação, política, classificados, anúncio de eventos, música, cinema, piadas e jogos.
Alguns exemplos de nomenclaturas de newsgroups seguem abaixo:
Listas de Discussão (mailing lists)
Um outro recurso, semelhante ao News, permite discussões e troca de dicas por mail. Neste caso, computadores na Internet catalogam endereços de email em listas de discussão, cada lista tratando de um assunto em especial. Mensagens enviadas para uma lista são difundidas para todos os endereços de email nela subscritos. As listas não possuem nenhuma hierarquia, e seus escopos são unicamente os computadores que as controlam, chamados de servidores de listas.
O servidor de listas da rede inf oferece várias delas, tais como comp@inf.ufsc.br (lista de assuntos gerais da Computação, um tipo de "canal livre") , java-l@inf.ufsc.br (linguagem Java) e linux-l@inf.ufsc.br (sistema operacional Linux) . Para obter informações sobre as listas, deve-se acessar o endereco http://www.inf.ufsc.br/mailman/listinfo . Nesta pagina esta contida a interface WEB do servidor de listas do INE, la voce pode se inscrever e desinscrever (nem todas, algumas listas tem sua inscricao obrigatoria, como a alunos-cco e a aluno-sin) das listas do departamento, tambem como acessar os historicos da listas (desde que o owner te habilitado tal funcionalidade)
Existem também outras listas (na verdade aliases, por pouco tempo)
que podem ser uteis para vocês. Uma delas é a lista da turma,
para mandar e-mail para todas as pessoas da sua turma, mandem um e-mail
para cco001@inf.ufsc.br ou sin001@inf.ufsc.br. Assim como vocês todas
as outras turmas possuem este dispositivo. As disciplinas também
possuem este servico, cada turma da qual voces fazem parte (disciplinas
do Departamento, isso não inclui as MTM) possui uma lista, onde
vocês podem ter acesso a todas as pessoas da disciplina, com exceção
do professor. O padrão destas listas é da seguinte forma:
ine5382@inf.ufsc.br - Lista de todas as pessoas que fazem Introdução
a computação.
ine5382-132a@inf.ufsc.br - Listas de todas as pessoas que cursam na
turma A.
Ninguém pode se inscrever ou se desisncrever destas listas. Isso é gerado automaticamente (ou quase) no inicio de cada semestre. Támbem por padrão vocês ja estão inscritos na lista todos@inf.ufsc.br, que é uma lista com fins administrativos (consequentemente moderada) , que inclui todos os usuario da rede INF, e na lista alunos-cco@inf.ufsc.br e alunos-sin@inf.ufsc.br, que sao o meio de comunicação para toda a graduação, esta lista é usada principalmente para avisos da coordenadoria e oferta de bolsas e estagios. Para o uso destas listas deve-se seguir padrões de nitiquetta. Na URL http://www.listserv.org/ se obtém um catálogo de listas sobre os mais variados assuntos, e os respectivos procedimentos para subscrição.
Acesso Remoto
Todos os alunos do Departamento de Informatica e Estatistica tem direito ao uso do acesso discado. O mesmo pode ser utilizado em quaisquer dias e horarios, nao havendo restricoes quanto a limite de uso (somente em caso de abuso, nao se esqueca que todos dependem deste servico!!!!). As senhas utilizadas para este acesso sao as mesmas utilizadas para todos os outros servicos dentro da rede INF, por isso nao passe sua senha para NINGUEM, pois essa pessoa pode acessar todos os seus arquivos. No caso de abusos (acessos demasiados, tentativa de invasoes, etc...) por parte de algum aluno, o sistema gera logs com informacoes vindas de um BINA, ficando realmente facil comprovar quem fez o que.
Para maiores informacoes , tais como numero de acesso e configuracoes
basicas aceese a Pagina da Administracao da Rede INF em http://www.inf.ufsc.br/~admrede.
Normas de conduta
Há um conjunto de normas de boa educação na Internet, conhecido como Netiqueta. São várias pequenas regras e dicas para a melhor utilização dos serviços de rede e convivência entre os usuários. A Netiqueta está disponível em: http:/www.dcc.unicamp.br/~macan/curso/netiqueta.html .
Em particular à rede inf, não são permitidas mensagens de publicidade e ofertas de produtos. Também não se pode manter material pornográfico ou discriminatório.
Normas de segurança
Qualquer recurso compartilhado está sujeito a uso indevido. Há muitos usuários mal intencionados, que procuram invadir computadores e destruir informações, ou atrapalhar o funcionamento de serviços. O principal mecanismo de invasão são contas com senhas fáceis de serem descobertas. Portanto, não se devem usar como senha nenhuma informação pessoal, nem palavra de qualquer idioma, nome de pessoa ou de lugar. Como sugestão, pode-se inventar uma senha totalmente absurda, porém pronunciável (para que não seja difícil memorizá-la), tal como capueri ou wyndagor (não adianta tentar, pois estas senhas não estão relacionadas com nenhum serviço dentro da rede...).
Não basta possuir uma senha segura. Quando se fazem conexões remotas a senha trafega pela rede, e um usuário bem posicionado, e com ferramentas adequadas, pode colher esta informação. Para proteção neste caso devem-se fazer conexões com programas que codifiquem os dados antes de transmiti-los. Há dois tipos mais comuns de protocolos usados por esses programas: SSH e SSL. Com SSH se pode estabelecer uma conexão segura e enviar por ela qualquer tipo de tráfego (FTP, POP3, IMAP, Telnet). Já aplicações com SSL adicionam o protocolo a um serviço - por exemplo, Telnet com SSL, ou FTP com SSL. Há programas usando ambos os mecanismos, assim como guias de instalação, disponíveis em http://www.inf.ufsc.br/~admrede , havendo versões para Unix e para Windows.
Finalmente, cada usuário é responsável por sua conta. Caso se saiba que esta foi emprestada para terceiros, a mesma será bloqueada até que a coordenação do curso autorize sua reabertura. A utilização da conta para ação indevida, como invasão de outras redes, ou violação de segurança interna, acarretará em seu fechamento e processo administrativo junto à coordenadoria - sem contar que já há regulamentação para caracterizar crimes em informática, e que pode causar uma enorme dor de cabeça ao infrator.
Onde trabalhar
Além dos laboratórios de ensino do CTC (LIICT), de onde se podem remotamente acessar os serviços da rede inf, há o Labine no 2o piso do prédio novo da Engenharia Elétrica (logo haverá uma mudança de espaço físico em todo o CTC, então não tomem isso como base). Alunos de pós-graduação, professores e bolsistas têm prioridade. Neste laboratório há nove terminais gráficos, em que se trabalha em ambiente Unix.
A quem recorrer ou reclamar
Há usuários na rede com funções de administração dos serviços. Quando houver alguma dúvida ou problema relativos a algum serviço, pode-se enviar um email para esses usuários. Para WWW o administrador é webmaster@inf.ufsc.br, para correio eletrônico postmaster@inf.ufsc.br, e para questões gerais admrede@inf.ufsc.br. Este último é o administrador de toda a rede. Reclamações feitas através de listas de discussão, ou quaisquer outros meios que não forem através de e-mail, não serão levadas em consideração.
A administracao da Rede INF fica localizada no corredor dos professores do INE, no segundo piso do predio da coordenadoria, a primeira sala na esquina (nao tem placa ainda)
Dicas de tutoriais e documentação
Todas as dicas e e avisos referentes a rede INF (inclusive uma copia on-line deste documento) estão disponíves na página da administracao da rede INF, que se encontra em http://www.inf.ufsc.br/~admrede.
Um bom site com variada documentação é http://www.pop-df.rnp.br . Inclusive há um pequeno tutorial sobre a utilização da rede dentro do Unix em http://www.pop-df.rnp.br/pop-df/servs/cursos/apostilas/basico.htm .
Para se procurar por um documento sobre algums assunto, podem-se consultar
os sites de procura, como http://www.cade.com.br (nele há links
para outros sites de procura) e http://www.altavista.com.