INE 5366 - Plano de Aulas - 2007.2 | |||||||||||||||||||
Conteúdo coberto em INE 5309 | |||||||||||||||||||
Sem aula | |||||||||||||||||||
Avaliações | |||||||||||||||||||
# | Data | Assunto | Slides | Páginas | Exercícios | ||||||||||||||
1 | TER | 7-ago | Apresentação da disciplina e plano de ensino. | ||||||||||||||||
2 | QUI | 9-ago | Computador:
abstrações Tecnologias para fabricação de memórias e CPUs |
lecture02-abstractions.pdf | 2-8;12-14 27-32 |
||||||||||||||
SEG | 13-ago | Operações,
operandos e representação de instruções. Operações aritméticas e de transferência |
lecture03-operations.pdf | 48-68 | 2.1*, 2.2, 2.3, 2.4 | ||||||||||||||
TER | 14-ago | Sem aula: sala ocupada para realização de prova | |||||||||||||||||
3 | QUI | 16-ago | Operações lógicas. Suporte para decisão. | lecture04-branches.pdf | 68-78 | 2,5*, 2.6, 2.7* | |||||||||||||
SEG | 20-ago | Suporte para subrotinas. | lecture05-procedures.pdf | 79-85 | |||||||||||||||
4 | TER | 21-ago | Modos de endereçamento. | lecture06-modes.pdf | 90-105 | 2.29, 2.32, 2.33*, 2.37 | |||||||||||||
5 | QUI | 23-ago | Representação numérica, overflow e extensão de sinal. | lecture07-arithmetic.pdf | 160-175; 190 | 3.7, 3.30(a,b,d) | |||||||||||||
6 | TER | 28-ago | Avaliação de desempenho. | lecture09-performance.pdf | 240-254 | 4.1,
4.2, 4.7, 4.8, 4.9, 4.10 |
|||||||||||||
7 | QUI | 30-ago | Exemplo
real: desempenho de CPUs Intel. Métrica alternativa: MIPS |
lecture10-benchmarks.pdf | 254-266 268-270 |
||||||||||||||
TER | 4-set | Sem aula: SBCCI 2007 (estudos para P1) | |||||||||||||||||
QUI | 6-set | Sem aula: SBCCI 2007 (estudos para P1) | |||||||||||||||||
8 | TER | 11-set | P1 | ||||||||||||||||
9 | QUI | 13-set | Exemplo real: instruções IA-32. | lecture08-IA-32.pdf | 134-143 | ||||||||||||||
10 | TER | 18-set | Datapath: principais componentes | lecture11-datapath.pdf | 284-300 | ||||||||||||||
11 | QUI | 20-set | Datapath mono-ciclo: estrutura e comportamento | lecture12-singlecycle.pdf | 300-318 | 5.2, 5.3, 5.4* a 5.6*, 5.8, a 5.13, 5.15* a 5.18*, 5.19*, 5.20* a 5.22* | |||||||||||||
12 | TER | 25-set | Datapath multi-ciclo: estrutura | lecture13-multicycle-structure.pdf | 318-324 | ||||||||||||||
13 | QUI | 27-set | Datapath multi-ciclo: comportamento | lecture14-multicycle-behavior.pdf | 325-340 | 5.29, 5.30, 5.32, 5.34,
5.41*, 5.43*, |
|||||||||||||
14 | TER | 2-out | Datapath
multi-ciclo: exceções. Exemplo real: implementações do Pentium. |
lecture15-exceptions.pdf | 340-345 347-350 |
||||||||||||||
15 | QUI | 4-out | Pipeline: funcionamento, hazards estruturais e de dados | lecture16-pipe-hazards.pdf | 370-379 | 6.1, 6.2, 6.3, 6.4, 6.6, 6.7*, 6.8*, 6.9*, | |||||||||||||
16 | TER | 9-out | Pipeline:
Hazards de controle. Datapath com pipeline: execução e controle de instruções. |
lecture17-pipe-datapath.pdf | 379-384 384-402 |
6.15* | |||||||||||||
17 | QUI | 11-out | Pipeline
avançado: ILP, speculation, multiple-issue, IA-64 |
lecture18-adv-pipe.pdf | 432-440 440-442 |
||||||||||||||
18 | TER | 16-out | Pipeline
avançado: Dynamic-multiple issue Exemplo real: o pipeline do Pentium 4 |
lecture19-adv-pipe-2.pdf | 442-447 448-450 |
||||||||||||||
19 | QUI | 18-out | P2 | ||||||||||||||||
20 | TER | 23-out | Cache: localidade, mapeamento direto | lecture20-cache-principles-1.pdf | 468-479 | 7.2,
7.3, 7.4, 7.6*, 7.7*, 7.8*, 7.9, 7.10, |
|||||||||||||
21 | QUI | 25-out | Cache: mapemaneto direto com blocos multi-palavra | lecture21-cache-principles-2.pdf | 479-487 | 7.12,
7.13, 7.14, 7.15*, |
|||||||||||||
22 | TER | 30-out | Cache: desempenho, associatividade | lecture22-cache-associativity.pdf | 492-504 | 7.25*,
7.26*, 7.27*, 7.28, 7.29, 7.32, 7.33 |
|||||||||||||
23 | QUI | 1-nov | Cache: múltiplos níveis | lecture23-cache-multilevel.pdf | 505-508 | ||||||||||||||
24 | TER | 6-nov | Sem aula: SECCOM 2007 | ||||||||||||||||
25 | QUI | 8-nov | Sem aula: SECCOM 2007 | ||||||||||||||||
26 | TER | 13-nov | Entrada
e saída: dispositivos Barramentos e handshaking |
lecture24-io-basics-bus.pdf | 566-568 581-585 |
||||||||||||||
QUI | 15-nov | Dia não letivo: feriado nacional | |||||||||||||||||
27 | TER | 20-nov | E/S:
comando de dispositivos. E/S: Comunicação com CPU: via polling, via interrupção |
lecture25-io-polling-interrupt.pdf | 589-590 590-593 |
||||||||||||||
28 | QUI | 22-nov | E/S:
DMA Exemplo real: uma câmera digital |
lecture26-io-DMA-SoC.pdf | 593-596 603-606 |
||||||||||||||
29 | TER | 27-nov | P3 | ||||||||||||||||
30 | QUI | 29-nov | Estudos para P4 (sem aula) | ||||||||||||||||
31 | TER | 4-dez | P4 | ||||||||||||||||
32 | QUI | 6-dez | Aula reserva (ou exame pelos alunos da prova P4 corrigida) | ||||||||||||||||