Informações

Homepage do Professor 

Curriculo...

Publicações

Áreas de Pesquisa

Projetos de Pesquisa

Eventos

Ensino de Graduação

Ensino de Pós Graduação

Informações para Candidatos à Orientação

Fotografias de Florianópolis Antiga

Você lê?

     
     
    INE 6202 - Informática Médica /
     EGC 9001 - Informática e Modelagem de Conhecimento  Aplicados à Saúde
    Aulas e Seminário: Quartas Feiras 08:15 h
    1. Trimestre
    Local: Sala 107 - Prédio INE/CTC/UFSC
    Professor: Prof. Dr. rer.nat. Aldo von Wangenheim
    Tutor em 2007.1: Rafael Andrade

    Grupo Cyclops
  1. Objetivos
  2. Filosofia da Disciplina
  3. Ementa/Syllabus
  4. Temas de Interesse Geral
  5. Relatórios Técnicos
  6. Material das Aulas
  7. Metodologia
  8. Material, Documentos, Recursos, Textos e Links


Objetivos

Este é um Seminário de Pesquisa ao modelo de seminários semelhantes realizados em universidades européias: Seu objetivo principal é reunir pesquisadores da área de Informática Médica e Modelagem de Conhecimento Aplicados à Saúde e ser um fórum para a discussão de temas atuais de Automação de Processos de Atenção à Saúde. No correr do trimestre cada participante deverá apresentar aspectos importantes do andamento de seu trabalho de pesquisa em Informática Médica através de uma Palestra formal e o grupo discutirá este trabalho e suas implicações. 

Alunos que ainda não realizam algum trabalho de pesquisa em Informática Médica poderão participar do Seminário. Neste caso será fornecido a estes participantes um tema de interesse geral em IM para ser pesquisado, utilizando entre outras fontes o Material, Documentos, Recursos, Textos e Links Úteis disponíveis aqui. O resultado dessa pesquisa bibliográfica será apresentado ao grupo e deverá ser elaborado sob a forma de um documento, o qual passará a integrar esta página. Para estes participantes, o objetivo da disciplina pode ser definido como segue: Passar ao participante uma visão de geral das necessidades e técnicas de informatização de ambientes médico-hospitalares, desde sistemas de gerência hospitalar até modernos sistemas de telemedicina e teleradiologia. Tentamos resumir estes objetivos na ementa da disciplina.
 

Filosofia da Disciplina

A área da Informática aplicada à Saúde está em constante expansão e, devido à multiplicidade de requisitos colocados pelas diversas áreas e aspectos da Medicina, impõe constantes desafios ao informata interessado no desenvolvimento de soluções duradouras que sejam ao mesmo tempo tecnológica e eticamente fundamentadas para satisfazer as necessidades criadas pelo desejo de se informatizar a atividade de atenção à saúde. 

Do ponto de vista tecnológico, que é o ponto de vista que interessará primeiramente ao Informata e ao Engenheiro do Conhecimento, as atividades de atenção à saúde trabalham com uma multiplicidade de informações e tipos de dados, que impõem requisitos de processamento, armazenamento, visualização e transmissão os mais variados. Mas os desafios da Informática na Saúde não param aí. Do ponto de vista do usuário médico, por outro lado, colocam-se requisitos de segurança, ética e confiabilidade, que exigem que um sistema de manipulação, de armazenamento e de transmissão de dados médicos esteja em conformidade com os mais avançados critérios de segurança, exigindo as mais elaboradas técnicas de criptografia e manutenção da integridade e irrefutabilidade de informações.

Todos esses aspectos fazem com que a área da Informática aplicada à Saúde seja uma área dinâmica e multifacetada, exigindo do profissional que nela atua conhecimentos fundamentados nos mais diferentes aspectos da Informática. Foi com o objetivo de atender a esta necessidade que se criou nos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Computação e de Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC uma cadeira de Informática Médica voltada ao público de Informática e das Engenharias. Nesta disciplina, organizada sob a forma de seminário, abordamos em profundidade temas atuais e cujo conhecimento consideramos essencial para o desenvolvedor de sistemas de apoio à atividade da atenção à saúde. Esses temas surgem sempre no início de cada ano através da discussão do assunto em grupo e não raro os temas estão ligados às atividades de pesquisa dos alunos que os elaboram, contribuindo a sua apresentação para aprofundar as atividades de pesquisa destes. 

Para tanto desenvolvemos uma metodologia de trabalho voltada para pesquisadores na área.
 

Ementa/Syllabus

Conceitos de informatização hospitalar. Prontuário Eletrônico. Conceitos de segurança de dados em hospitais e clínicas médicas. Ética na manipulação digital de dados de pacientes. Telemedicina. Teleradiologia. Telepatologia. Sistemas de Arquivamento e Comunicação de Imagens - PACS. Padrões de Comunicação de Imagens Médicas - O Protocolo DICOM. Apresentar e discutir tendências e experiências da aplicação de técnicas de Informática Médica.
 

Temas de Interesse Geral em Informática Médica

Aqui estão relacionados vários temas de interesse mais ou menos geral. Aqueles que posuem uma data associada já foram abordados como seminário por algum aluno em um ano anterior e o material disponível sob os links abaixo conterá o todo ou uma parte dos resultado da elaboração do trabalho deste aluno, caso o trabalho tenha atingido um nível de qualidade mínimo para sua publicação aqui. No caso de trabalhos abordados por mais de um aluno em anos diferentes, a página sob o link poderá conter uma fusão dos vários textos realizada pelo Professor. Quando isso acontecer haverá indicação. 

A partir de 2005 também iniciamos a publicação de um Relatório Técnico com os seminários de um ano. O arquivo em formato PDF destes pode ser baixado no final desta seção. 

Área: Ética e Automação da Atenção à Saúde

  1. Internet, Segurança e Ética na Medicina (2001)
  2. Telemedicina como Ferramenta de Medicina Social e Redução de Custos no Tratamento (2001)
  3. Futuro e Perspectivas do Prontuário Eletrônico no Brasil e no Mundo (2001)
  4. Smart Cards Médicos, Cartão SUS e outros Modelos de Identificação Médica de Usuário por Cartão (2001)
  5. Protocolação Digital de Documentos Eletrônicos ou "Certificação Digital" (2005)
Área: Automação e Gestão de Dados Médicos em Imagem
  1. Sistemas de Arquivamento e Comunicação de Imagens - PACS - na Rotina Clínica (2001)
  2. Recuperação de Imagens Médicas baseada em Conteúdo (2005)
Área: Suporte à Decisão na Prática Médica
  1. Aspectos Computacionais da Medicina Baseada em Evidências (2001)
  2. Modelos Matemáticos para Representação de Deformações em Tecidos (2005)
  3. Estado da Arte em Atlas Cerebrais (2005)


Relatórios Técnicos da Disciplina

Material das Aulas (PDF)
  1. Aula Inicial (Introdução, Hospitais, etc)
  2. Aula de Segurança, Documentos Eletrônicos, Assinatura e Protocolação Digitais


Metodologia

Seminário será realizado através da apresentação de palestras e trabalhos e de reuniões subseqüentes. Alguns dos seminários serão apresentados pelos alunos participantes da disciplina. Outros temas serão apresentados através de palestras convidadas de profissionais e pesquisadores de renome na área. Serão apresentados e discutidos os mais recentes avanços na área. Serão também apresentados e discutidos resultados atuais de trabalhos presentemente realizados no âmbito de projetos de pesquisa correntes do CPGCC, em especial do Projeto Cyclops, e em outros locais da UFSC. Visando uma internacionalização da formação dos participantes, palestras proferidas em Língua Inglesa não serão somente permitidas, como incentivadas.

Organização

Prerequisitos
  • Conhecimentos básicos em Informática ou em Modelagem e Gestão do Conhecimento
  • Preferencialmente realizar algum tipo de atividade de pesquisa em na área


Material, Documentos, Recursos, Textos e Links

  1. Sociedades e Organizações Dedicadas à Informática na Saúde
  2. Pacotes de Software Livre para eHealth, HIS, PACS, etc
  3. Periódicos de Informática Médica
  4. Normas e Standards
  5. Análise de Infra-Estruturas Tecnológicas para Telemedicina


Bibliografia Sugerida

  1. J. Van Bemmel (Editor), Mark A. Musen , Handbook of Medical Informatics (1997) Springer Verlag; ISBN: 3540633510
  2. Patrice Degoulet, Benjamin Phister, Marius Fieschi: Introduction to Clinical Informatics (Computers in Health Care) (1996) Springer Verlag; ISBN: 0387946411
  3. Warner V. Slack : Cybermedicine : How Computing Empowers Doctors and Patients for Better Health Care (1997) Jossey-Bass Publishers; ISBN: 0787903434
  4. Eta S. Berner (Editor), M. J. Ball (Editor): Clinical Decision Support Systems : Theory and Practice (Health Informatics) (1998) Springer Verlag; ISBN: 0387985751
  5. Scott W. Atlas: Magnetic Resonance Imageing. Lippincott-Raven Publishers (1996), ISBN 0-7817-0282-8
  6. G. Salamon, Y.P.Huang: Computed Tomography. Springer Verlag (1980), ISBN 3-540-08825-3
  7. Digital Imaging and Communications in Medicine - DICOM. NEMA Standards Publication PS 3.1 (1998)
  8. José Paulo Drummond, Eliézer Silva: Medicina Baseada em Evidências - Novo Paradigma. Editora Atheneu (1998), ISBN 85-7379-060-1
 

Última atualização 07/03/2007